A Tia Pequena contra Marie Kondo: reflexões semióticas sobre consumo e religião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i2e221372

Palavras-chave:

religião, consumo, semiótica, minimalismo, cultura material

Resumo

Este artigo explora a interação entre práticas de consumo e crenças religiosas. Utilizando o exemplo pessoal da “Tia Pequena”, que acumulava objetos, examina-se como valores religiosos e culturais influenciam a maneira como as pessoas consomem e preservam bens materiais. Analisa-se ainda a ideologia subjacente a esses padrões de consumo, relacionando-os com a doutrina cristã e a semiótica religiosa e comparando-as com ideologias de consumo contemporâneas, destacando as diferenças e semelhanças entre elas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Massimo Leone, Universidade de Turim

    Professor titular de Semiótica e Filosofia da Linguagem na Universidade de Turim e professor visitante de Semiótica na Universidade de Xangai, no Departamento de Língua e Literatura Chinesa

Referências

BERGER, Arthur Asa. Marketing and American consumer culture: A cultural studies analysis. Cham: Palgrave Macmillan, 2016.

BOERO, Marianna. Linguaggi del consumo: segni, luoghi, pratiche, identità. Roma: Aracne, 2017.

COLES, Benjamin. Imagined geographies of the marketplace: fashioned materialities. In: COLES, Benjamin. Making markets making place: geography, topo/graphy and the reproduction of an urban marketplace. Cham: Palgrave Macmillan, 2021. p. 47-76.

FOSSALI, Pierluigi Basso. La promozione dei valori: semiotica della comunicazione e dei consumi. Milano: FrancoAngeli, 2012.

GANASSALI, Stephane; MATYSIEWICZ, Justyna. “What a lot of things I don’t need!”: consumption satiation, self-transcendence and consumer wisdom. Journal of Consumer Marketing, Bingley, v. 38, n. 5, p. 540-551, 2021.

HAROLD, Christine. Things worth keeping: the value of attachment in a disposable world. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2020.

JEON, Hyeong-Yeon et al. A semiotic model of South Korea’s cultural industry ecosystem: the K-pop industry. Semiotica, Berlin, v. 2023, n. 252, p. 97-117, 2023.

LAURINO, Antonio. Per una nuova assiologia del consumo: una proposta di ampliamento, approfondimento e aggiornamento del modello flochiano. Ocula, Bologna, v. 21, p. 1-29, 2020.

LIU, Wing-sun; LI, Eric Ping Hung; LAM, Magnum Man-Lok. Double ‘in-process’ identity project: an ethno-semiotic study of the transformation of new chinese young consumers in Shanghai. Fashion, Style & Popular Culture, Bristol, v. 10, n. 3, p. 331-350, 2023.

MENELEY, Anne. Consumerism. Annual Review of Anthropology, Palo Alto, v. 47, p. 117-132, 2018.

PELLEREY, Roberto. Semiotica e decrescita: obiezione al consumo, cooperazione internazionale e sovranità alimentare: un nuovo paradigma. Milano: FrancoAngeli, 2015.

PÉREZ, Clotilde; POMPEU, Bruno. Moda mimética, desviante e criativa: em busca da secundidade perdida. Designis, Rosario, n. 32, p. 49-61, 2020.

SCHEMBRI, Sharon; MERRILEES, Bill; KRISTIANSEN, Stine. Brand consumption and narrative of the self. Psychology & Marketing, New Jersey, v. 27, n. 7, p. 623-637, 2010.

SMALL, Robert Grafton. Consumption and significance: the shape of things to come. Scandinavian Journal of Management, Amsterdam, v. 9, n. 2, p. 89-99, 1993.

TAUPIN, Philippe. The contribution of narrative semiotics of experiential imaginary to the ideation of new digital customer experiences. Semiotica, Berlin, v. 2019, n. 230, p. 447-473, 2019.

WOODWARD, Sophie. Meaningful objects and consumption. In: WHERRY, Frederick F.; WOODWARD, Ian (ed.). The Oxford handbook of consumption. Oxford: Oxford University Press, 2018. p. 167-178.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

LEONE, Massimo. A Tia Pequena contra Marie Kondo: reflexões semióticas sobre consumo e religião. Signos do Consumo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. e221372, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v15i2e221372. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/221372.. Acesso em: 21 nov. 2024.