Cultura corporativa: determinante ou limitante estratégico para o Branding

Autores

  • Martha Gabriel Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Clotilde Perez Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i2p68-79

Palavras-chave:

Cultura corporativa, Branding, Engajamento.

Resumo

Este artigo busca apresentar o conceito de cultura corporativa, bem como demonstrar sua essencialidade nas estratégias de branding. Por ser determinante do êxito do branding, a cultura corporativa pode favorecer os caminhos estratégicos, mas também pode inviabilizálos, necessitando, portanto, de intervenções e ajustes para sua exequibilidade. A metodologia aqui proposta é a dos “3Es”, uma adaptação da metodologia de engajamento e transformação social: educação, estrutura e estímulo, centrando na educação os melhores esforços, como fundamento essencial da estrutura e do estímulo.

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Biografia do Autor

  • Martha Gabriel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professora do Programa de Pós-Graduação Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

  • Clotilde Perez, Universidade de São Paulo

    Professora Titular de Publicidade e Consumo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. Fundadora da Casa Semio.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

GABRIEL, Martha; PEREZ, Clotilde. Cultura corporativa: determinante ou limitante estratégico para o Branding. Signos do Consumo, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 68–79, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v9i2p68-79. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/141002.. Acesso em: 3 dez. 2024.