Usain Bolt como entidade enunciativa: a construção de sua marca pessoal no contexto das Olimpíadas de 2016

Autores

  • Rafael dos Santos Hönig Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiano Maggioni Universidade Federal de Santa Maria
  • Magnos Cassiano Casagrande Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i1p36-46

Palavras-chave:

Me brand, Comunicação, Marca, Semiótica

Resumo

A partir da lógica de como são criadas as marcas na contemporaneidade, busca-se analisar como o atleta Usain Bolt constrói sua marca pessoal nas competições e locais onde participa. Utilizando como base a obra de Semprini, explana-se acerca das características de marcas na contemporaneidade e trabalha-se a questão de marca pessoal – aqui denominada me brand. Parte-se do projeto de marca proposto pelo autor que é adaptado ao atleta. Em seguida, como método de análise, utiliza-se a tríade sobre valores, narração e discursos.

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Biografia do Autor

  • Rafael dos Santos Hönig, Universidade Federal de Santa Maria

    Acadêmico de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do grupo de pesquisa “Estratégias da produção midiática dos sentidos”.

  • Fabiano Maggioni, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutor e mestre em Comunicação Midiática pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Professor adjunto do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisador na área de imagem e semiótica.

  • Magnos Cassiano Casagrande, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutorando em Comunicação Midiática do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2018-01-15

Como Citar

HÖNIG, Rafael dos Santos; MAGGIONI, Fabiano; CASAGRANDE, Magnos Cassiano. Usain Bolt como entidade enunciativa: a construção de sua marca pessoal no contexto das Olimpíadas de 2016. Signos do Consumo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 36–46, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v10i1p36-46. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/131984.. Acesso em: 21 nov. 2024.