Fronteiras da religião: a comunicação no Instagram entre o Papa Francisco e as mulheres
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i2p80-92Palavras-chave:
Comunicação, Mídia digital, Instagram, Papa Francisco, Religião.Resumo
Este trabalho analisa qualitativamente a comunicação do Papa Francisco na mídia digital, mais precisamente no aplicativo Instagram considerando seu conteúdo, objetivos, formas de abordagem e a relação com algumas fundamentações teóricas. A análise foi desenvolvida a partir de vídeos e fotos no perfil @franciscus do aplicativo. Em relação ao público, fez-se um recorte para analisar a repercussão dessa comunicação no público feminino observando alguns comentários de dois vídeos específicos. O aporte teórico obteve a contribuição epistemológica de Douglas Kellner, Roberto Tietzmann, além de outros pesquisadores. Como embasamento metodológico, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo a partir de Laurence Bardin, Christian Laville e Jean Dionne. E os resultados preliminares indicam sinais de que Papa Francisco atinge seus objetivos obtendo suporte dos recursos digitais para expandir sua comunicação evangelizadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.