Do uso de celebridades em publicidade

Autores

  • Celso Figueiredo Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Yan Prado Lopes Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v6i1p40-55

Palavras-chave:

publicidade, retórica, celebridade, autoridade, branding

Resumo

Diversas marcas têm se utilizado de celebridades para anunciarem seus produtos. O presente trabalho tem por objetivo, a partir do referencial teórico da retórica e do levantamento bibliográfico nacional e internacional, estabelecer um sistema de categorização das celebridades de maneira que se perceba uma tipologia das celebridades, categorizadas por importância no sentido de valor na construção de marcas. Entende-se que tão mais eficaz será uma mensagem quanto mais crível for seu ethos. Dentre os elementos que compõem o ethos de uma marca um dos mais diretos, claramente discerníveis e amplamente utilizados é a celebridade. A subdivisão das autoridades utilizadas em publicidade é aqui proposta em três grupos: stricto, lato e presença conforme características das celebridades e sua relação com marca, produto e mensagem publicitária.

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Biografia do Autor

  • Celso Figueiredo Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professor pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, líder do grupo de pesquisa Pario, editor da revista Inovcom.
  • Yan Prado Lopes Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Graduando em Publicidade e Propaganda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, bolsista do programa de Iniciação Científica, PIBIC Mackenzie. 

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Publicado

2014-06-03

Como Citar

FIGUEIREDO NETO, Celso; SILVA, Yan Prado Lopes. Do uso de celebridades em publicidade. Signos do Consumo, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 40–55, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v6i1p40-55. Disponível em: https://journals.usp.br/signosdoconsumo/article/view/101353.. Acesso em: 23 nov. 2024.