A Gestão do Conhecimento como Estratégia Competitiva para a Gestão do Turismo: uma contribuição teórica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p43-64Palavras-chave:
Conhecimento, Revisão narrativa, Processos em gestão do conhecimento, Turismo.Resumo
A gestão do conhecimento tem sido adotada como novo paradigma organizacional na sociedade contemporânea, mas no segmento de serviços, em especial no turismo, sua aplicabilidade ainda é incipiente. Esse modelo de gestãose apresenta como ferramenta estratégica, na explicitação do conhecimento tácito dos stakeholders, na valorização do capital intelectual e, finalmente, na contribuiçãode decisões realistas e criativas para o segmento. Neste viés, o objetivo do estudo foi analisar como a gestão do conhecimento e seus respectivos processos podem contribuir para a gestão estratégica do turismo, por meio de uma revisão da literatura. A abordagem metodológica esteve pautada no paradigma interpretativista, apoiando-se no método de pesquisa bibliográfica. A investigação desenvolveu-se em janeiro do ano de 2015. Os resultados apontaramque a gestão do conhecimento pode contribuir decisivamente para o sucesso de uma organização turística, uma vez que, por meio dela, utilizam-se de procedimentos sistemáticos para a criação, compartilhamento e disseminação do conhecimento entre os stakeholders, favorecendo a melhoria contínua dos processos outrora investidos. Além disso, os resultados teóricos demonstram contribuições substanciais da gestão do conhecimento como diferencial para a gestão estratégica do turismo, práticas inovadoras e de fácil implementação em destinos turísticos e empresas hoteleiras.Ainda, identificou-se que a maioria das publicações retratam estudos de caso em empresas do setor, em grande parte em países do Reino Unido e Ásia. Finalmente, a gestão do conhecimento e a adoção de seus princípios são considerados fundamentais para garantir qualidade, inovação e criatividade nas organizações turísticas, sustentando a competitividade da empresa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.