Gamboa maritime station: between railway expansion and port improvements in Imperial Rio de Janeiro (1876-1883)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2024.213518Keywords:
Railroad, Harbor, Empire, Rio de Janeiro, GamboaAbstract
At a time when railroads were expanding, widespread steam navigation and the functioning of ports were questioned throughout the country, providing Rio de Janeiro with an infrastructure capable of integrating these modes became an aspiration of the ruling classes. Only in this specific context could the idea of a Maritime Station in the Court of the Empire come to fruition. There was no precedent for the efforts and resources committed, both by the imperial government and by the largest Brazilian company – the Estrada de Ferro Dom Pedro II. Objective, in this paper, to demonstrate the creation of the Maritime Station of Gamboa as a unified solution to contemplate complex changes and resolve problems of different origins, raising overwhelming action for the preparation and execution of its construction (1876-1883). The investigation was carried out in government and company sources and in publications not related to the promoters of the work.
Downloads
References
Fontes
ANNAES BRAZILIENSES DE MEDICINA. Anais. 10-12/1878.
BRASIL. Coleção das Leis do Império do Brasil. Rio de Janeiro: Imp. Nacional, 1891.
BRASIL. Fundação Biblioteca Nacional. Biblioteca Digital Luso-Brasileira. Estrada de Ferro D. Pedro II. Ramal da Gamboa – Estação Marítima da Gamboa. 1881. Autor: Desconhecido. Localização: 36547. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional.
BRASIL. Fundação Biblioteca Nacional. Brasiliana Fotográfica. Estrada de Ferro D. Pedro II. Vistas do Ramal e Estação Marítima da Gambôa. 1879. Autor: Albert Henschel & C. Localização: FPft0187. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional.
BRASIL. Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas. Estrada de Ferro Dom Pedro II. Planta da Localização Definitiva da Estação Marítima da Gamboa. 1877. Planta. Escala 1:100. Localização: Fundo 4Q; Mapa 0598. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional.
BRASIL. Ministerio dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas. Proposta e Relatorio. Rio de Janeiro: Typ. Nacional, 1879-1880.
ESTRADA DE FERRO D. PEDRO II. Relatorio do Anno de 1876 Apresentado ao Illm. Exm. Sr. Conselheiro Dr. Thomaz José Coelho de Almeida Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas Pelo Engenheiro Francisco Pereira Passos Director da Mesma Estrada. Rio de Janeiro: Typ. Perseverança, 1877.
ESTRADA DE FERRO D. PEDRO II. Relatorio do Anno de 1877 Apresentado ao Illm. Exm. Sr. Conselheiro Dr. Thomaz José Coelho de Almeida Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas Pelo Engenheiro Francisco Pereira Passos Director da Mesma Estrada. Rio de Janeiro: Typ. Perseverança, 1878.
ESTRADA DE FERRO D. PEDRO II. Relatorio do Anno de 1878 Apresentado ao Illm. Exm. Sr. Conselheiro Dr. Thomaz José Coelho de Almeida Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas Pelo Engenheiro Francisco Pereira Passos Director da Mesma Estrada. Rio de Janeiro: Typ. Nacional, 1879.
ESTRADA DE FERRO D. PEDRO II. Relatorio do Anno de 1879 Apresentado ao Illm. Exm. Sr. Conselheiro Manoel Buarque de Macedo Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas Pelo Engenheiro Francisco Pereira Passos Director da Mesma Estrada. Rio de Janeiro: Typ. Nacional, 1880.
ESTRADA DE FERRO D. PEDRO II. Relatorio do Anno de 1880 Apresentado ao Illm. Exm. Sr. Conselheiro Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas Pelo Engenheiro Herculano Velloso Ferreira Penna Director da Mesma Estrada. Rio de Janeiro: Typ. Nacional, 1881.
ESTRADA DE FERRO D. PEDRO II. Relatorio do Anno de 1881 Apresentado ao Illm. Exm. Sr. Conselheiro Manoel Alves de Araujo Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas Pelo Engenheiro Herculano Velloso Ferreira Penna Director da Mesma Estrada. Rio de Janeiro: Typ. Nacional, 1882.
ESTRADA DE FERRO D. PEDRO II. Relatorio do Anno de 1882 Apresentado ao Illm. Exm. Sr. Conselheiro Henrique D’Avila Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas Pelo Engenheiro Herculano Velloso Ferreira Penna Director da Mesma Estrada. Rio de Janeiro: Typ. Nacional, 1883.
ESTRADA DE FERRO D. PEDRO II. Relatorio do Anno de 1883 Apresentado ao Illm. Exm. Sr. Conselheiro Herculano Velloso Ferreira Penna Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas Pelo Engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier Director da Mesma Estrada. Rio de Janeiro: Typ. Nacional, 1884.
FIGARO. Jornal. 01/02/1881.
FIGUEIRA, Manuel Fernandes. Memória Histórica da Estrada de Ferro Central do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1908.
GAZETA DE NOTÍCIAS. Jornal. 01/06/1879.
JORNAL DO COMMERCIO. Jornal. 23/10/1880; 30/07/1881; 13/08/1882.
O CRUZEIRO. Jornal. 06/01/1878.
REVISTA DE ENGENHARIA. Revista. 10/07/1879; 15/10/1880; 15/01/1881; 15/12/1881; 15/01/1883.
Bibliografia
ABREU, Maurício de Almeida. Evolução Urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
ALONSO, Angela. Ideias em movimento: a geração de 1870 na crise do Brasil-Império. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
CECHIN, José. A construção e operação das ferrovias no Brasil do século XIX. Tese de Doutorado, IFCH, UNICAMP, 1978.
EL-KAREH, Almir Chaiban. Filha branca de mãe preta: a companhia da Estrada de Ferro D. Pedro II, 1855-1865. Petrópolis: Vozes, 1980.
GRANDI, Guilherme. Transportes e planos de viação no Brasil imperial. Revista de História, São Paulo, n. 132, p. 101-124, abril 2022. ISSN 2316-9141. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/196265. Acesso em: 23 jun. 2023. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i132p101-124.
HONORATO, Cezar Teixeira. O polvo e o porto: a Cia. Docas de Santos (1888-1914). São Paulo: Hucitec, 1996.
HONORATO, Cezar Teixeira; MANTUANO, Thiago. O que era o trapiche? O porto e a cidade do Rio de Janeiro no século XIX. Acervo, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 144-158, janeiro-junho 2015. ISSN 2237-8723 Disponível em: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/596. Acesso em: 23 jun. 2023.
LAMARÃO, Sérgio Tadeu. Dos trapiches ao porto: um estudo sobre a área portuária do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1991.
LAMOUNIER, Maria Lúcia. La expansión ferroviaria en Brasil. In: KUNTZ FICKER, Sandra (org.). Historia Mínima de la expansión ferroviaria en América Latina. México: Colegio de México, 2015.
LANNA, Ana Lúcia Duarte. Ferrovias no Brasil, 1870-1920. História Econômica & História de Empresas, v. 8, n. 1, p. 7-40, janeiro-junho 2005. ISSN 1519-3314. Disponível em: https://www.hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/179. Acesso em: 23 jun. 2023. doi: https://doi.org/10.29182/hehe.v8i1.
LOBO, Eulália. História do Rio de Janeiro: do capital comercial ao capital industrial e financeiro. Rio de Janeiro: IBMEC, 1978.
MANTUANO, Thiago. A construção do porto do Rio de Janeiro: do capital comercial ao capital financeiro e industrial. Tese de Doutorado, IHT, UFF, 2022.
MANTUANO, Thiago. Comendador Antônio Martins Lage: entre a navegação e a operação portuária no século XIX. Dissertação de Mestrado, IHT, UFF, 2017.
MANTUANO, Thiago. A Ilha das Enxadas sob domínio da família Lage (1823 -1882). H-industri@, Buenos Aires, v. 14, n. 26, p. 1-15, janeiro-junho 2020. ISSN 1851-703X. Disponível em: https://ojs.econ.uba.ar/index.php/H-ind/article/view/1769. Acesso em: 23 jun. 2023.
MANTUANO, Thiago. A revolução dos vapores na navegação marítima. História Econômica & História de Empresas, v. 21, n. 2, p. 479-517, julho-dezembro 2018. ISSN 1519-3314. Disponível em: https://www.hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/574. Acesso em: 23 jun. 2023. doi: https://doi.org/10.29182/hehe.v21i2.574.
MANTUANO, Thiago. Os melhoramentos portuários no Atlântico oitocentista. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, Rio de Janeiro, v. 486, p. 163-188, maio-agosto 2021. ISSN 0101-4366. Disponível em: https://www.ihgb.org.br/revista-eletronica/artigos-do-rihgb-486/item/108734-os-melhoramentos-portuarios-no-atlantico-oitocentista.html. Acesso em: 23 jun. 2023.
MARINHO, Pedro. Companhia Estrada de Ferro D. Pedro II: a grande escola prática da nascente Engenharia Civil no Brasil oitocentista. Topoi (Online): Revista de História, v. 16, n. 30, p. 203-233, junho 2015. ISSN 1518-3319. Disponível em: https://www.scielo.br/j/topoi/a/tnbZc4Fmrft6BvLLNZcjYsf/?lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2023. doi: https://doi.org/10.1590/2237-101X016030008.
MARQUESE, Rafael; SALLES, Ricardo (org.). Escravidão e capitalismo histórico no século XIX: Cuba, Brasil, Estados-Unidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
MATHIAS, Herculano Gomes. Comércio: 173 anos de desenvolvimento – história da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1993.
MOURA, Ana Maria da Silva. Cocheiros e carroceiros: homens livres no rio de senhores e escravos. São Paulo: Hucitec, 1988.
NATAL, Jorge Luiz Alves. Transporte, ocupação do espaço e desenvolvimento capitalista no Brasil: história e perspectivas. Tese de doutorado, IE, UNICAMP, 1991.
PAULA, Dilma Andrade de. 154 anos de ferrovias no Brasil: para onde caminha esse trem? História Revista, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 45-69, janeiro-junho 2009. ISSN 1984-4530. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/5413. Acesso em: 23 jun. 2023. doi: https://doi.org/10.5216/hr.v13i1.5413.
SAES, Flávio Azevedo Marques. As ferrovias de São Paulo: 1870-1940. São Paulo: Hucitec, 1981.
SALLES, Ricardo. O Império do Brasil no contexto do século XIX. Escravidão nacional, classe senhorial e intelectuais na formação do Estado. Almanack, v. 4, 2012, p. 5-45.
SILVA, Maria Laís Pereira. Os transportes coletivos na cidade do Rio de Janeiro: tensões e conflitos. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes do Rio de Janeiro/Divisão de Editoração, 1992.
SUMMERHILL, William. Railroads and the Brazilian Economy before 1914. Business and Economic History, v. 26, n. 2, p. 318-322, 1997. ISSN 0022-0507.
TERRA, Paulo Cruz. Cidadania e trabalhadores: cocheiros e carroceiros no Rio de Janeiro (1870-1906). Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura/Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2013.
TOPIK, Steven. A presença do estado na economia política do Brasil: 1889-1930. Rio de Janeiro: Record, 1987.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Thiago Mantuano
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).