RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM REATIVAS OU ESTRATÉGICAS SOB A ÓTICA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5700/572Palavras-chave:
Responsabilidade Social Empresarial, Governança Corporativa, Transparência, Instituições de Ensino Superior, Ética Empresarial.Resumo
O artigo busca avaliar as estratégias de responsabilidade social empresarial (RSE) observadas em instituições de ensino superior (IES) sob a ótica da governança corporativa. Para o cumprimento do objetivo central do artigo, foi construída tipologia de governança, com base nas recomendações do guia de melhores práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. As ações de RSE das IES foram classificadas em estratégicas ou reativas, de acordo com esse modelo. A metodologia de pesquisa é a qualitativa e a análise dos dados tem caráter descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental e utilizou como fonte primária de informações os sites das IES e suas demonstrações financeiras. Neste artigo identificou-se que as IES privadas se posicionam predominantemente na estratégia de RSE reativa, ou seja, são voltadas ao cumprimento das disposições legais. Assim, identificam-se oportunidades de progresso das IES para práticas dirigidas à RSE estratégica, principalmente as ligadas à ampliação da transparência em sua relação com os stakeholders. Em decorrência da crescente importância da governança e da ética nas empresas, este trabalho contribui para o aprimoramento da gestão do ensino superior em aspectos ligados à transparência e governança corporativa, além de estimular gestores de IES, por meio de sugestões práticas, a promoverem à maior transparência nesse mercado.Downloads
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Publicado
2024-02-19
Edição
Seção
Administração Geral
Como Citar
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM REATIVAS OU ESTRATÉGICAS SOB A ÓTICA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA. (2024). REGE Revista De Gestão, 22(4), 457-472. https://doi.org/10.5700/572