CONTROLE E DESEMPENHO DE FRANQUIAS: UM ESTUDO SOBRE AS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL REALIZADAS POR FRANQUEADORES
Palavras-chave:
Franquia, Avaliação de Desempenho, EmpreendedorismoResumo
O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada com 63 franqueadores e master franqueados, com foco na avaliação de desempenho organizacional desse modelo de negócios. Os respondentes forneceram informações sobre o processo de avaliação que realizavam das unidades franqueadas e próprias no Brasil. Esses dados coletados foram analisados com base nos modelos teóricos existentes na literatura sobre avaliação e mensuração de desempenho organizacional. Pôde-se perceber que uma parte dos franqueadores não tem uma concepção formulada sobre avaliação e tampouco clareza sobre como realizar esse processo de avaliação. Nesse contexto, o que se pôde perceber é que a avaliação de desempenho se funda não no alinhamento da estratégia da organização, mas no estabelecimento de pontos de controle do franqueador sobre o franqueado, atendendo a interesses pontuais. Esses interesses costumam ser ligados à marca e à qualidade das atividades (operacionais e serviços). Por fim, a confiança entre franqueado e franqueador revelou-se como o elemento central para a avaliação de desempenho de franquias, e a inexistência dela evidenciou-se como a principal barreira para as atividades de avaliação de desempenho de franquias.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-02-26
Edição
Seção
Estratégia Empresarial
Como Citar
CONTROLE E DESEMPENHO DE FRANQUIAS: UM ESTUDO SOBRE AS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL REALIZADAS POR FRANQUEADORES. (2016). REGE Revista De Gestão, 22(3), 337-355. https://journals.usp.br/rege/article/view/111468