Estampa da diversidade: um modelo de inclusão “blindada” no metrô alemão
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-88372753167Palavras-chave:
análise de discurso materialista, diversidade, diferença/diferente, inclusãoResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos de sentido gerados para diversidade no discurso midiático, comumente percebido ou pretendido como inclusivo. Para tal, vale-se aqui do paradigma teórico da Análise do Discurso materialista, em especial da sua noção de discurso conforme definido por Pêcheux (1997[1969]) e de assujeitamento/determinação histórica, definidos por Orlandi (1986). De modo a realizar os intuitos acima citados, foi selecionada uma campanha audiovisual produzida pelo metrô berlinense, quando da inauguração de uma estampa colorida no seu estofado. Foram estudas imagens retiradas dessa campanha do YouTube, como frames do vídeo, assim como os textos ligados ao vídeo: falas de personagens, letreiros e um texto de descrição produzido pela empresa metroviária. Os achados evidenciam que os modos de significar diversidade, em vários níveis de materialidades significantes (Lagazzi 2020), tendem a apagar o sentido de diferença/diferente e seu potencial de tensão produtiva de bons conflitos.
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