Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira

Autores

  • Marceli Aquino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837223831

Palavras-chave:

alemão como língua estrangeira, habilidades comunicativas, abordagem intercultural, necessidades de aprendizagem

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre práticas didáticas comunicativas e interculturais no ensino de alemão como língua estrangeira. No sentido de trabalhar língua e cultura de maneira integrada, atentando especialmente nas necessidades comunicativas e interesse dos aprendizes, desenvolveu-se o projeto Novela, na disciplina Língua Alemã II, do curso de graduação de Letras da Universidade de São Paulo. Este projeto propôs uma releitura atual das telenovelas brasileiras, onde os aprendizes foram incentivados a produzir os episódios, narrativas sequenciais, aplicando o conhecimento de alemão adquirido e fazendo uso de materiais autênticos, tais como quadrinhos, música, conversas por SMS e WhatsApp, vídeos, entre outros. Ao abarcar todos os três aspectos delimitados por Weissenberg (2012) para um ensino focado no desenvolvimento de competências e necessidades de aprendizagem, o projeto possibilitou que os estudantes se sentissem (co)responsáveis pelo processo de aquisição e transmissão do conhecimento, tendo impactos positivos em sua motivação e senso de responsabilidade. Por fim, os resultados obtidos sugerem que tarefas que incentivam o uso de habilidades e estratégias comunicativas, além do seu potencial como ferramenta para uma aprendizagem integrativa, podem promover discussões interculturais relevantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AQUINO, Marceli. Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 22, n. 38, p. 31–47, 2019. DOI: 10.11606/1982-8837223831. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/158858.. Acesso em: 24 nov. 2024.