O ambiente virtual na formação inicial de professores de alemão como apoio para o ensino e a aprendizagem da língua e a reflexão sobre ações docentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1982-88372011000200012Palabras clave:
ambientes virtuais, formação de professores de alemão, Tecnologias de Informação e ComunicaçãoResumen
Estudiosos dos campos da Educação, da Linguística Aplicada e da Formação de Professores de Línguas insistem hoje na grande importância da inclusão de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na formação inicial, bem como na necessidade de promover o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo dos futuros professores. Tomando como pressupostos teóricos estudos acerca das características da sociedade de informação, dos ambientes virtuais e da formação de professores, este trabalho tem como objetivo discutir possibilidades oferecidas pela plataforma Moodle de aprendizagem na formação inicial de professores de alemão. Para tanto, apresentaremos diferentes formas de uso de ambientes virtuais e de ferramentas neles disponíveis, que demonstraram ser de grande valor no processo de formação de licenciandos, tanto em língua alemã, quanto durante suas práticas iniciais. As experiências apontam para um valor inestimável de ambientes virtuais no acompanhamento de licenciandos no processo de aprendizagem da língua e nas primeiras experiências com a docência.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-12-01
Número
Sección
Língua/ Linguística - Sprache/Linguistik
Licencia
A Pandaemonium Germanicum adota a política de acesso aberto, conforme a licença BY-NC da Creative Commons.
Cómo citar
ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria; EVANGELISTA, Maria Cristina Reckziegel Guedes. O ambiente virtual na formação inicial de professores de alemão como apoio para o ensino e a aprendizagem da língua e a reflexão sobre ações docentes . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 18, p. 214–247, 2011. DOI: 10.1590/S1982-88372011000200012. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/38121.. Acesso em: 23 jun. 2024.