Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-883723411

Palabras clave:

Pluricentrismo, DACH-Prinzip, alemão como língua estrangeira, DaF kompakt neu

Resumen

Neste artigo abordamos o pluricentrismo da língua alemã através de uma revisão da literatura sobre o tema que privilegia os estudos sobre variantes e variedades do alemão. Após uma retrospectiva histórica, a partir de uma noção pluricêntrica para o ensino de Alemão como Língua Estrangeira, apresentamos uma proposta para análise de material didático a partir de seis categorias. Três categorias são baseadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: competência, tema e tipo de fonte textual, e três se referem às questões de base do DACH-Prinzip: tópicos discursivos de pluricentricidade, abordagem e variedade pluricêntrica. Os resultados da implementação da análise com as categorias propostas apontam para uma relativa incipiência da conscientização da língua alemã como língua pluricêntrica em uso em diferentes centros.

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Biografía del autor/a

  • Mônica Maria Guimarães Savedra, Universidade Federal Fluminense

    Universidade Federal Fluminense, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ, 24210-350, Brasil.

  • Camila Meirelles, Universidade Federal Fluminense

    Universidade Federal Fluminense, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ, 24210-350, Brasil.

Publicado

2020-07-14

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães; MEIRELLES, Camila. Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 41, p. 1–23, 2020. DOI: 10.11606/1982-883723411. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/172398.. Acesso em: 18 jun. 2024.