Atividades didáticas de ensino de alemão em contexto remoto emergencial: análise do poder e propostas de ação para a reflexão crítica

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837254764

Schlagwörter:

Lehrbuch, Emergency Remote Learning, Machtverhältnisse, Deutsch lehren und lernen, Kritisches Sprachenlernen

Abstract

Ziel dieses Beitrags ist es, eine Kartographie der Machtverhältnisse aus einer Foucaultschen Perspektive vorzustellen, die in den Kontext des Lehrens und Lernens von Deutsch als Fremdsprache (ALE) eingebunden ist, und sie durch die Berücksichtigung der Auswirkungen der Covid-19-Pandemie zu vertiefen. Darüber hinaus schlagen wir eine Reflexion über die Verwendung von Materialien vor, die für den Präsenzunterricht entwickelt wurden, sowie über die Herausforderungen, die sich für Lehrer und Schüler bei der Anpassung dieser Materialien für den Einsatz im Fernunterricht ergeben (Rocha, Deusdará, Arantes, 2020). Zu diesem Zweck entwickeln wir ein Analysemodell der Aktivitäten, die von den in Brasilien weit verbreiteten Materialien vorgeschlagen werden, aus der theoretischen Perspektive der Diskursanalyse und der Machtverhältnisse (Foucault, [1979], 2003). 

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

AMATO, Laura Janaina Dias. Aspectos interculturais no ensino de alemão como língua estrangeira: uma análise de livros didático. 01/06/2005 200 f. Mestrado em LETRAS Instituição de Ensino: UFPR, CURITIBA Biblioteca Depositária: Biblioteca do setor de ciências humanas, letras e artes.

ARANTES, Poliana. C. C. Imagens de aprendizes de ALE em livros diáticos e o disciplinamento dos saberes. Pandaemonium Germanicum, v. 21, n. 34, 1-30, 2018.

ARANTES, Poliana, C.C.; GIORGI, Maria Cristina. Linguística no Ensino de Alemão como Língua Estrangeira: análise da questão étnico-racial e suas dimensões políticas no Livro Didático. In: DEUSDARA, Bruno; ROCHA, Décio; RODRIGUES, Isabel; ARANTES, Poliana; PESSOA, Morgana. Em discurso: cenas possíveis. Rio de Janeiro: Cartolina, 2018, 85-104.

ARANTES. P. C. C.; FAVACHO CASPARY, R. L.; MARTINS, J. S.; RIBEIRO, L.; JUNIOR, R. Considerações sobre a utilização didática de textos midiáticos em língua alemã. In: III Congresso da ABEG, 2016, São Paulo. Ensino de Alemão em contexto universitário: modelos de curso e públicos-alvo, 2016.

BOHUNOVSKY, Ruth. O ensino de línguas estrangeiras no Brasil e a “compreensão do estrangeiro”: o papel da tradução. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 8, n. 2, 170-184, 2009.

BOLOGNINI, Carmen Zink. Livro didático: cartão postal do país onde se fala a língua-alvo? Trabalhos de Linguística Aplicada, v. 17, 43-56, 1991.

DEUSDARA, Bruno; GIORGI, Maria Cristina. Práticas de Linguagem como Atividade Social: o Lingüista Frente ao Desafio de Apreender a Complexidade dos Diferentes Modos de Habitar o Mundo. Revista SIGNUM: Estudos da Linguagem, v. 11, n. 1, 75-92, 2008.

EVANS, Sandra et al. Menschen - Kursbuch. Ismaning: Hueber Verlag, 2012.

FERREIRA, Mergenfel A. Vaz; STANKE, Roberta Cristina Sol. Práticas colaborativas na formação de professores em contexto extensionista e pandemia: reflexões e perspectivas.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 22. ed. São Paulo: Graal, 2006 (1970-1979).

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 25. ed. Petrópolis: Vozes, (2002 [2014]).

FUNK, Hermann; KUHN, Christina. Studio 21- Grundstufe: A1: Gesamtband - Das Deutschbuch. Berlin: Cornelsen, 2013.

FUNK, Hermann et al. Studio d A1 Deutsch als Fremdsprache. Cornelsen (2007).

MAINGUENEAU, D. Iniciação aos métodos de análise do discurso. Paris: Hachette, 1976.

MAINGUENEAU, D. Nouvelles Tendances en Analyse de Discours. Novas tendências em Análise do Discurso. Tradução de Freda Indursky. Campinas: Pontes, (1984 [1987]).

ROCHA, Décio; DEUSDARÁ, Bruno; ARANTES, Poliana. “Aula remota”: um hipônimo do gênero aula ou um novo gênero de atividade? In: ROCHA, D.; DEUSDARA, Bruno.; ARANTES, Poliana.; PESSOA, Morgana. (Org.). Em discurso 3 — Pesquisar com gêneros discursivos: interrogando práticas de formação docente. Rio de Janeiro: Cartolina, 2020, 47-65.

ROSCHEL, Elaine. 'Entre “becos sem saídas' e o 'pulo do gato': Criatividade Local e Mentoria na formação inicial de professores de alemão no Brasil. Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2022.

UPHOFF, Dörthe; ARANTES, Poliana C. C. O ponto cego da autonomia: reflexões sobre o ensino de alemão no curso de Letras. In: SAVEDRA, Mônica; FERREIRA, Mergenfel; BOLACIO, Ebal; STANKE, Roberta (Org.). Travessias, encontros, diálogos nos estudos germanísticos no Brasil. Niterói: EdUFF, 2021.

UPHOFF, Dörthe. O caráter institucional do uso do livro didático no ensino de língua estrangeira. Intercâmbio, v. XVII, 131-141, 2008.

UPHOFF, Dörthe. DaF, DaZ, DaT, Língua Adicional: Wissensordnungen und Subjektpositionen in der Didaktik des Deutschen als Nicht-L1. Pandaemonium Germanicum, v. 24, 38-65, 2021.

VAN DIJK, Teun A. Discurso e Poder. HUFFNAGEL, Judith; FALCONE, Karina (Org.). 2. ed. São Paulo: Contexto, (2008 [2018])

WOLF, Dagny Urte. A especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como le em relação á fonética e a exercícios de pronúncia: uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros' 25/09/2017 207 f. Mestrado em LETRAS Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, Curitiba Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFPR.

WINTER DA SILVA. Christina. Textos escritos por moradores de rua no ensino de alemão em contexto universitário. Anais do 1º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG). USP São Paulo, 2015.

Veröffentlicht

2022-07-12

Ausgabe

Rubrik

Dossiê: Ensino remoto de língua alemã - sobre aprendizagens e perspectivas

Zitationsvorschlag

ARANTES, Poliana Coeli Costa; CASPARY, Rayanne Lira Favacho. Atividades didáticas de ensino de alemão em contexto remoto emergencial: análise do poder e propostas de ação para a reflexão crítica . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 47, 2022. DOI: 10.11606/1982-8837254764. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/199744.. Acesso em: 25 jun. 2024.