„Viel Lärm um nichts?“ Fachsprachenlehrwerke im Spannungsfeld zwischen Theorie und Praxis. Eine vergleichende Analyse berufs- und fachbezogener DaF-Lehrwerke aus dem Bereich Wirtschaft

Autores

  • Claudia Groß

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2009.74842

Palavras-chave:

Didática de DaF, análise de obras didáticas, linguagens técnico-científicas, alemão para economistas, alemão para profissionais

Resumo

A partir da análise comparativa de obras didáticas de DaF (= Deutsch als Fremdsprache: Alemão como Língua Estrangeira) das áreas de “alemão para economistas” e de “alemão para profissionais”, este trabalho investiga até que ponto obras didáticas para o ensino da linguagem comum se distinguem de obras didáticas para o ensino de linguagens técnico-científicas. Além das diferenças e das semelhanças das obras didáticas analisadas, esta pesquisa mostra também os problemas surgidos das necessidades específicas de obras didáticas para o ensino de linguagens técnico-científicas. Os resultados da pesquisa apontam que, embora existam diferenças entre a concepção das obras didáticas para o ensino da linguagem comum e aquelas para o ensino de linguagem técnico-científica, na prática, essas diferenças são insignificantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudia Groß
    Master-Studierende Deutsch als Fremdsprache an der Technischen Universität Berlin.

Downloads

Publicado

2009-06-06

Edição

Seção

Língua/ Linguística - Sprache/Linguistik

Como Citar

GROSS, Claudia. „Viel Lärm um nichts?“ Fachsprachenlehrwerke im Spannungsfeld zwischen Theorie und Praxis. Eine vergleichende Analyse berufs- und fachbezogener DaF-Lehrwerke aus dem Bereich Wirtschaft. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 13, p. 127–145, 2009. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.2009.74842. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/74842.. Acesso em: 3 dez. 2024.