„Viel Lärm um nichts?“ Fachsprachenlehrwerke im Spannungsfeld zwischen Theorie und Praxis. Eine vergleichende Analyse berufs- und fachbezogener DaF-Lehrwerke aus dem Bereich Wirtschaft
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2009.74842Palavras-chave:
Didática de DaF, análise de obras didáticas, linguagens técnico-científicas, alemão para economistas, alemão para profissionaisResumo
A partir da análise comparativa de obras didáticas de DaF (= Deutsch als Fremdsprache: Alemão como Língua Estrangeira) das áreas de “alemão para economistas” e de “alemão para profissionais”, este trabalho investiga até que ponto obras didáticas para o ensino da linguagem comum se distinguem de obras didáticas para o ensino de linguagens técnico-científicas. Além das diferenças e das semelhanças das obras didáticas analisadas, esta pesquisa mostra também os problemas surgidos das necessidades específicas de obras didáticas para o ensino de linguagens técnico-científicas. Os resultados da pesquisa apontam que, embora existam diferenças entre a concepção das obras didáticas para o ensino da linguagem comum e aquelas para o ensino de linguagem técnico-científica, na prática, essas diferenças são insignificantes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-06-06
Edição
Seção
Língua/ Linguística - Sprache/Linguistik
Licença
A Pandaemonium Germanicum adota a política de acesso aberto, conforme a licença BY-NC da Creative Commons.
Como Citar
GROSS, Claudia. „Viel Lärm um nichts?“ Fachsprachenlehrwerke im Spannungsfeld zwischen Theorie und Praxis. Eine vergleichende Analyse berufs- und fachbezogener DaF-Lehrwerke aus dem Bereich Wirtschaft. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 13, p. 127–145, 2009. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.2009.74842. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/74842.. Acesso em: 3 dez. 2024.