Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2008.62273Palavras-chave:
Gêneros textuais acadêmicos, Gêneros textuais acadêmicos em contraste, Linguagem científica, Introduções acadêmicasResumo
O artigo analisa a estrutura retórica da “introdução“ em dissertações brasileiras e alemãs da área de lingüística (estudo de caso). Tomando como base o modelo CARS (“Create a Research Space”) de Swales (1990) e Hutz (1997) sobre a estrutura genérica de introduções de artigos acadêmicos em inglês, o objetivo desta pesquisa é investigar se as introduções de dissertações seguem um esquema comunicativo-prop osicional, e, se for o caso, de que maneira se distinguem as introduções em relação às culturas e disciplinas. Até que ponto se pode falar da “universalidade do discurso acadêmico”, como proclama Widdowson (1979)?
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Publicado
2008-11-05
Edição
Seção
Língua/ Linguística - Sprache/Linguistik
Licença
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Como Citar
SCHWEIGER, Kathrin. Vertextungsstrategien in brasilianischen und deutschen Magistereinleitungen – eine exemplarische Analyse. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 12, p. 125–148, 2008. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.2008.62273. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/62273.. Acesso em: 17 dez. 2024.