O estilo em Alfred Döblin
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1982-88372010000100005Palavras-chave:
Alfred Döblin, estilo, romance, obra épica, modernidadeResumo
O objetivo do presente artigo é apresentar alguns aspectos teóricos postulados pelo escritor alemão Alfred Döblin em seus ensaios ao desenvolver sua própria concepção da obra épica na "era da técnica" à luz de questões estilísticas, propondo conceitos como "estilo cinematográfico", "despersonalização", "fantasia factual" e "fantasia cinética". Para uma delimitação conceitual em relação à noção de "estilo", serão tomadas por base as considerações de Antoine Compagnon, postuladas na obra O demônio da teoria (1999), bem como as reflexões de Walter Benjamin, presentes na resenha "A crise do romance" (1930) e no ensaio "O narrador" (1936).Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-01-01
Edição
Seção
Literatura/ Cultura - Literatur-/Kulturwissenschaft
Licença
A Pandaemonium Germanicum adota a política de acesso aberto, conforme a licença BY-NC da Creative Commons.
Como Citar
CORNELSEN, Elcio Loureiro. O estilo em Alfred Döblin . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 15, p. 50–69, 2010. DOI: 10.1590/S1982-88372010000100005. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/53615.. Acesso em: 21 nov. 2024.