Die Toten (2016) de Christian Kracht: encenação textual e autoral
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-88372238210Palavras-chave:
Christian Kracht, Os Mortos, encenação, literatura contemporâneaResumo
O objetivo deste artigo é analisar o último romance de Christian Kracht, Die Toten (Os Mortos, 2016), a partir da ótica da encenação textual e autoral, ou seja, examinando o texto em suas configurações linguísticas e relações intertextuais; e o autor em sua presença midiática – através da qual se encena de modo ambíguo e estabelece relações entre sua figura autoral e o personagem principal de sua obra. O conceito de campo literário de Bourdieu (1996) e de paratexto de Genette (1989) oferecem subsídios teóricos para a abordagem feita. Percebe-se que Kracht, em Die Toten, utiliza várias estratégias para refletir sobre a própria obra.
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Publicado
2019-06-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
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Como Citar
MENEGUZZO, Raquel. Die Toten (2016) de Christian Kracht: encenação textual e autoral. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 22, n. 38, p. 210–235, 2019. DOI: 10.11606/1982-88372238210. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/158868.. Acesso em: 3 dez. 2024.