Questionário de Hábitos de Estudo para estudantes universitários: validação e precisão

Autores

  • André Luiz Moraes Ramos
  • Anelise de Barros Leite Nogueira
  • Denise Pereira de Alcântara Ferraz Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Lígia Maria Teixeira de Faria Brezolin Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Luciana Maria Pinto Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Wilson de Freitas Muniz Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300009

Palavras-chave:

hábitos de estudo, questionário, psicometria, validade do teste

Resumo

Este artigo apresenta e discute a construção de um instrumento para avaliação de hábitos de estudo. O questionário informatizado com o título Questionário de Hábitos de Estudo para estudantes universitários, composto por 97 itens em escala de tipo Likert, foi aplicado a 781 graduandos de 10 cursos de uma instituição particular do interior paulista, para avaliar os parâmetros psicométricos de precisão (consistência interna) e validade (análise fatorial). Os resultados apontaram nove fatores específicos com eigenvalue superior a 1,5. A consistência interna dos fatores apresentou alfa de Cronbach entre 0,603 e 0,934. Concluiu-se que o questionário apresenta parâmetros psicométricos satisfatórios, habilitando-o como instrumento útil na investigação de hábitos de estudo em universitários com as características da presente amostra.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ramos, A. L. M., Nogueira, A. de B. L., Ferraz, D. P. de A., Brezolin, L. M. T. de F., Pinto, L. M., & Muniz, W. de F. (2011). Questionário de Hábitos de Estudo para estudantes universitários: validação e precisão . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(50), 363-371. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300009