Depressão materna, práticas parentais e sexo das crianças: predição de comportamentos infantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3133

Palavras-chave:

Depressão, Educação infantil, Sexo, Psicologia da criança

Resumo

Na infância, a exposição a sintomas depressivos maternos e práticas parentais negativas configura-se como vulnerabilidade, associando-se a problemas comportamentais. Este estudo teve por objetivos: verificar o efeito da depressão materna (fator principal) para os indicadores comportamentais e práticas parentais, considerando-se o efeito do sexo dos filhos (fator covariável); e verificar os efeitos preditivos da depressão materna, práticas parentais maternas e sexo das crianças para os indicadores comportamentais. Incluída amostra da comunidade de 101 díades de mães-crianças. As mães responderam: Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV, Inventário de Estilos Parentais e Questionário de Capacidades e Dificuldades da Criança. Análises de covariância e regressão linear multivariada evidenciaram o sexo masculino e práticas de negligência, abuso físico e disciplina relaxada como principais preditores de problemas comportamentais de crianças expostas a práticas negativas e depressão materna. Tais resultados evidenciam o papel do sexo nas interações entre as variáveis, podendo nortear intervenções em saúde-mental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marianna Ramos e Oliveira, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brazil

  • Thaysa Brinck Fernandes Silva, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brazil

  • Fernanda Aguiar Pizeta, Universidade Paulista

    Universidade Paulista, Ribeirão Preto-SP, Brazil

  • Sonia Regina Loureiro, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brazil

Referências

Altafim, E. R. P., McCoy, D. C., & Linhares, M. B. M. (2018). Relations between parenting practices, socioeconomic status, and child behavior in Brazil. Children and Youth Services Review, 89, 93-102. doi:10.1016/j.childyouth.2018.04.025

American Psychiatric Association. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 [Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5] (M. I. C. Nascimento, P. H. Machado, R. M. Garcez, R. Pizzato, & S. M. M. Rosa, Trans., 5th ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.

Angelini, A. L., Alves, I. C., Custódio, E. M., Duarte, W. F., & Duarte, J. L. (1999). Manual das matrizes progressivas coloridas de Raven: Escala especial. [Raven's Colored Progressive Matrices for Children: Special Scale] São Paulo, SP: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia.

Assis-Fernandes, R. P., & Bolsoni-Silva, A. T. (2020). Educational social skills and repertory of children differentiated by behavior and sex. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3015. doi:10.1590/1982-4327e3015

Bödeker, K., Fuchs, A., Führer, D., Kluczniok, D., Dittrich, K., Reichl, C., ... Resch, F. (2019). Impact of maternal early life maltreatment and maternal history of depression on child psychopathology: Mediating role of maternal sensitivity? Child Psychiatry & Human Development, 50(2), 278-290. doi:10.1007/s10578-018-0839-z

Calzada, E. J., Sales, A., & O'Gara, J. L. (2019). Maternal depression and acculturative stress impacts on Mexican-origin children through authoritarian parenting. Journal of Applied Developmental Psychology, 63, 65-75. doi:10.1016/j.appdev.2019.05.001

Castelao, C. F., & Kroner-Herwig, B. (2014). Developmental trajectories and predictors of externalizing behavior: A comparison of girls and boys. Journal of Youth and Adolescence, 43(5), 775-789. doi:10.1007/s10964-013-0011-9

Charrois, J., Côté, S. M., Paquin, S., Séguin, J. R., Japel, C., Vitaro, F., ... Herba, C. M. (2020). Maternal depression in early childhood and child emotional and behavioral outcomes at school age: Examining the roles of preschool childcare quality and current maternal depression symptomatology. European Child & Adolescent Psychiatry, 29(5), 637-648. doi:10.1007/s00787-019-01385-7

Cicchetti, D., & Handley, E. D. (2019). Child maltreatment and the development of substance use and disorder. Neurobiology of stress, 10, 100-144. doi:10.1016/j.ynstr.2018.100144

Cui, N., Deatrick, J. A., & Liu, J. (2018). Maternal and paternal physical abuse: Unique and joint associations with child behavioral problems. Child Abuse and Neglect, 76, 524-532. doi:10.1016/j.chiabu.2017.05.003

Del-Ben, C. M., Vilela, J. A. A., Crippa, J. A. S., Hallak, J. E.C., Labate, C. M., & Zuardi, A. W. (2001). Confiabilidade da Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV – Versão Clínica traduzida para o português [Reliability of the Structured Clinical Interview for DSM-IV – Clinical Version translated into Portuguese]. Revista Brasileira de Psiquiatria, 23(3), 156-159. doi:10.1590/s1516-44462001000300008

Dette-Hagenmeyer, D. E., & Reichle, B. (2014). Parents' depressive symptoms and children's adjustment over time are mediated by parenting, but differentially for fathers and mothers. European Journal of Developmental Psychology, 11(2), 196-210. doi:10.1080/17405629.2013.848789

Endendijk, J. J., Groeneveld, M. G., Bakermans-Kranenburg, M. J., & Mesman, J. (2016). Gender-differentiated parenting revisited: Meta-analysis reveals very few differences in parental control of boys and girls. PLoS One, 11(7), e0159193. doi:10.1371/journal.pone.0159193

Fleitlich, B., & Goodman, R. (2001). Social factors associated with child mental health problems in Brazil: Cross sectional survey. British Medical Journal, 323(7313), 599-600. doi:10.1136/bmj.323.7313.599

Gomide, P. I. C. (2006). Inventários de Estilos Parentais (IEP): Modelo teórico, manual de aplicação, apuração e interpretação [Parenting Styles Inventory (IEP): Theoretical model, application manual, verification and interpretation]. Rio de Janeiro, RJ: Vozes.

González-Cámara, M., Osorio, A., & Reparaz, C. (2019). Measurement and function of the control dimension in parenting styles: A systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(17), 3157. doi:10.3390/ijerph16173157

Goodman, A., Lamping, D. L., & Ploubidis, G. B. (2010). When to use broader internalising and externalising subscales instead of the hypothesised five subscales on the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ): Data from British parents, teachers and children. Journal of Abnormal Child Psychology, 38(8), 1179-1191. doi:10.1007/s10802-010-9434-x.

Goodman, R. (1997). The Strengths and Difficulties Questionnaire: A research note. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 38(5), 581-586. doi:10.1111/j.1469-7610.1997.tb01545.x

Goodman, S. H., Rouse, M. H., Connell, A. M., Broth, M. R., Hall, C. M., & Heyward, D. (2011). Maternal depression and child psychopathology: A meta-analytic review. Clinical Child and Family Psychology Review, 14, 1-27. doi:10.1007/s10567-010-0080-1

Hosokawa, R., & Katsura, T. (2019). Role of parenting style in children’s behavioral problems through the transition from preschool to elementary school according to gender in Japan. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(1), 21. doi:10.3390/ijerph16010021

Kuckertz, J. M., Mitchell, C., & Wiggins, J. L. (2018). Parenting mediates the impact of maternal depression on child internalizing symptoms. Depression & Anxiety, 35(1), 89-97. doi:10.1002/da.22688

Lopes, C. S., Hellwig, N., Silva, G. A., & Menezes, P. R. (2016). Inequities in access to depression treatment: Results of the Brazilian National Health Survey – PNS. International Journal for Equity in Health, 15(1), 154. doi:10.1186/s12939-016-0446-1

Marôco, J. (2014). Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software & aplicações [Structural equations analysis: Theoretical foundations, software & application]. Pêro Pinheiro, Portugal: Report Number.

Muniz, M., Gomes, C. M. A., & Pasian, S. R. (2016). Factor structure of Raven’s Coloured Progressive Matrices. Psico-USF, 21(2), 259-272. doi:10.1590/1413-82712016210204

Nantel-Vivier, A., Pihl, R. O., Côté, S., & Tremblay, R. E. (2014). Developmental association of prosocial behaviour with aggression, anxiety and depression from infancy to preadolescence. Journal of Child Psychology and Psychiatry, and Allied Disciplines, 55(10), 1135-1144. doi:10.1111/jcpp.12235

Orth, U. (2018). The family environment in early childhood has a long-term effect on self-esteem: A longitudinal study from birth to age 27 years. Journal of Personality and Social Psychology, 114(4), 637-655. doi:10.1037/pspp0000143

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano [Human development] (C. Monteiro & M. C. Silva, Trans., 12nd ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.

Schiavo, R. A., & Perosa, G. B. (2020). Child development, maternal depression and associated factors: A longitudinal study. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3012. doi:10.1590/1982-4327e3012

Shaw, D. S., Sitnick, S. L., Reuben, J., Dishion, T. J., & Wilson, M. N. (2016). Transactional effects among maternal depression, neighborhood deprivation, and child conduct problems from early childhood through adolescence: A tale of two low-income samples. Development and Psychopathology, 28(3), 819-836. doi:10.1017/S095457941600033X

Vafaeenejad, Z., Elyasi, F., Moosazadeh, M., & Shahhosseini, Z. (2018). Psychological factors contributing to parenting styles: A systematic review. F1000Research, 7, 906. doi:10.12688/f1000research.14978.2

Wang, Y. (2018). Intergenerational transmission of depressive symptoms: The role of parental negative perceptions and behaviors. Child Psychiatry & Human Development, 49(1), 123-136. doi:10.1007/s10578-017-0734-z

Woerner, W., Fleitlich-Bilyk, B., Martinussen, R., Fletcher, J., Cucchiaro, G., Dalgalarrondo, P., ... Tannock, R. (2004). The Strengths and Difficulties Questionnaire overseas: Evaluations and applications of the SDQ beyond Europe. European Child & Adolescent Psychiatry, 13(Suppl. 2), 47-54. doi:10.1007/s00787-004-2008-0

Wolford, S. N., Cooper, A. N., & McWey, L. M. (2019). Maternal depression, maltreatment history, and child outcomes: The role of harsh parenting. American Journal of Orthopsychiatry, 89(2), 181-191. doi:10.1037/ort0000365

Zubizarreta, A., Calvete, E., & Hankin, B. L. (2019). Punitive parenting style and psychological problems in childhood: The moderating role of warmth and temperament. Journal of Child and Family Studies, 28(1), 233-244. doi:10.1007/s10826-018-1258-2

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Psicologia da Saúde

Como Citar

Oliveira, M. R. e, Silva, T. B. F., Pizeta, F. A., & Loureiro, S. R. (2021). Depressão materna, práticas parentais e sexo das crianças: predição de comportamentos infantis. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3133. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3133