Troca vocabular
humor e expressividade nas propagandas da Hortifruti
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v32i3p99-115Palavras-chave:
Discurso publicitário, Léxico, Expressividade, Paródia, EstilísticaResumo
Distanciando-se de discursos cuja finalidade é sobretudo a informação, o discurso publicitário prioriza o lúdico, o jogo de ideias e palavras, fazendo uso de estratégias que envolvem a linguagem verbal e não verbal. Considera efetivamente a participação do outro, dialogando com diversos textos, discursos, apelando emocionalmente à memória, ao repertório do leitor/ consumidor. O presente trabalho considera, assim, o aspecto linguístico e discursivo das campanhas publicitárias da rede Hortifruti, tendo por objetivo mostrar as trocas vocabulares como recurso expressivo na construção do tom paródico das propagandas. A análise do corpus selecionado é pautada na Estilística Léxica que se ocupa da expressividade das palavras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Linha D'Água
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.