Troca vocabular

humor e expressividade nas propagandas da Hortifruti

Autori

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v32i3p99-115

Parole chiave:

Discurso publicitário, Léxico, Expressividade, Paródia, Estilística

Abstract

Distanciando-se de discursos cuja finalidade é sobretudo a informação, o discurso publicitário prioriza o lúdico, o jogo de ideias e palavras, fazendo uso de estratégias que envolvem a linguagem verbal e não verbal. Considera efetivamente a participação do outro, dialogando com diversos textos, discursos, apelando emocionalmente à memória, ao repertório do leitor/ consumidor. O presente trabalho considera, assim, o aspecto linguístico e discursivo das campanhas publicitárias da rede Hortifruti, tendo por objetivo mostrar as trocas vocabulares como recurso expressivo na construção do tom paródico das propagandas. A análise do corpus selecionado é pautada na Estilística Léxica que se ocupa da expressividade das palavras.

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Pubblicato

2019-11-20

Fascicolo

Sezione

Artigos originais

Come citare

IGNEZ, Alessandra Ferreira; FERREIRA, Eliana Roda. Troca vocabular: humor e expressividade nas propagandas da Hortifruti. Linha D’Água, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 99–115, 2019. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v32i3p99-115. Disponível em: https://journals.usp.br/linhadagua/article/view/160508.. Acesso em: 21 nov. 2024.