Tendências e tensões no discurso acadêmico: uma análise de trabalhos comparativos de pós-graduação sobre literaturas francófonas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p151-173

Mots-clés :

Literatura, Comparativismo, Pós-graduação, Discurso acadêmico, Argumentação

Résumé

Este artigo tem como objetivo compreender os processos de construção discursiva de teses e dissertações de pós-graduação de universidades do estado do Rio de Janeiro que estabelecem um comparativismo entre obras de literaturas de língua francesa e alguma questão cultural, política ou social do Brasil. Por meio de uma pesquisa documental centrada na análise enunciativa do discurso, busca-se refletir sobre as estruturas de dominação na esfera do discurso acadêmico, destacando duas questões: as transgressões e manutenções dos elementos pertencentes aos gêneros acadêmicos assim como a presença, amenização ou supressão da polêmica na construção argumentativa dos textos (Negroni; Gelbes, 2005). Na segunda parte, duas teses são analisadas de maneira detalhada em busca de evidenciar diferentes formas de desenvolvimento da perspectiva comparada no contexto dos domínios globais no campo literário (Casanova, 2002), pensando se tais relações abordam criticamente o impacto da hegemonia cultural francesa sobre o Brasil ou se seguem uma tendência atenuadora ou neutralizadora, característica da crítica literária tradicional. Identificamos que os trabalhos atenuam ou ignoram tensionamentos que poderiam subverter o padrão amenizador do discurso da crítica tradicional e mantêm um comparativismo centrado no debate da influência mútua entre os países, sem evidenciar as dominações culturais no campo literário.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Antonio Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorado em Estudos da Literatura pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2011). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

  • Eduarda Hoffling Murat do Pillar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licencianda em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Références

BARBOSA, Aline Leal Fernandes. Sob o Sol de Hilda Hilst e Georges Bataille. Tese (Doutorado em Língua, Cultura e Contemporaneidade) — Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

BARROS, José Eduardo Marques de. De Rerum Natura: a experiência do real na poesia contemporânea brasileira e francesa. Tese (Doutorado em Ciência da Literatura) — Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

BLOOM, Harold. A angústia da influência: uma teoria da poesia. Trad. M. Santarrita. 2ª ed. Rio de Janeiro: Imago, 2002.

CASANOVA, Pascale. A República Mundial das Letras. Trad. M. Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

DERRIDA, Jacques. A Lei do Gênero. Revista Tel: tempo, espaço e linguagem, v.10, 2019, p.250-281.

DEUSDARÁ, Bruno; ROCHA, Décio. Vozes em embate na mídia de informação e produção da objetividade: polêmicas em torno da precarização do trabalho na escola. DELTA, n° 27, v. 1. Rio de Janeiro, 2011.

GARCÍA NEGRONI, María Marta; GELBES, Silvia. Ethos discursivo y polémica sin enfrentamiento. Acerca del discurso académico en humanidades. In: RÖSING, Tania et al. (org.), Questões de escrita. Passo Fundo: UPF, 2005, p. 114-137.

GAMA, Zadig Mariano Figueira. Soeur philomène dos irmãos goncourt; circulação e recepção. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários Neolatinos) — Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015a.

GONÇALVES, Manuela Niquet, Do imperialismo europeu ao nacionalismo brasileiro: uma análise crítico-discursiva de “Viagem pitoresca e histórica ao Brasil”, de Jean-Baptiste Debret. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015b.

LILLIS, Theresa. El enfoque de literacidades académicas: sostener un espacio crítico para explorar la participación en la academia. Enunciación. Trad. L. Eisner, v. 26, 2021, p. 55-67.

LOPES, Dayana Mendes. Atmosfera morna: um olhar comparativo sobre tédio e a angústia na literatura. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) — Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva et al. (org.). Gêneros textuais e ensino. 2ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

MARQUES, Maria Aldina. Discurso Académico e Discurso Científico: Aproximações, diferenças e ensino. In: SILVA, Paulo Nunes da; PINTO, Alexandra Guedes; MARQUES, Marques (org.). Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática. 1ª ed. Coimbra: Grácio Editor, 2023.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. Trad. A. Sobral. São Paulo: Contexto, 2006.

MONTEIRO, Marcela Marques. Bulletin des oeuvres et missions bénédictines au Brésil (1909-1914); cenas genéricas e padrões retóricos literários. Tese (Doutorado em Estudos Literários Neolatinos) — Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

ORLANDI, Eni. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas, SP: Pontes, 2007.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 13ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2020.

REMAK, Henry H. H. Literatura comparada: definição e função. Trad. M. Balbuena. In: COUTINHO, Eduardo; CARVALHAL, Tania (org.). Literatura Comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994, p. 175-190.

RICHARD, Nelly. Antidisciplina, transdisciplina y redisciplinamientos del saber. Revista de Estudios Sociales, n°1, 1998, p. 118-123.

ROCCA, Marcone Edson de Sousa. Melodrama, Folhetim e Teledramaturgia: de Alexandre Dumas a Gilberto Braga, a interseção entre os gêneros. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) — Instituto de Letras, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: Uma literatura nos trópicos. Ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 9-26.

SILVA, Frederico Spada. Viagens modernistas: Europa e Brasil sob a ótica de António de Alcântara Machado, Blaise Cendrars e Oswald de Andrade. Tese (Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) — Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

Téléchargements

Publiée

2024-09-30

Comment citer

ANDRADE, Antonio; PILLAR, Eduarda Hoffling Murat do. Tendências e tensões no discurso acadêmico: uma análise de trabalhos comparativos de pós-graduação sobre literaturas francófonas. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 151–173, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p151-173. Disponível em: https://journals.usp.br/linhadagua/article/view/221640.. Acesso em: 21 nov. 2024.

##plugins.generic.funding.fundingData##