Tendências e tensões no discurso acadêmico: uma análise de trabalhos comparativos de pós-graduação sobre literaturas francófonas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p151-173Palavras-chave:
Literatura, Comparativismo, Pós-graduação, Discurso acadêmico, ArgumentaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo compreender os processos de construção discursiva de teses e dissertações de pós-graduação de universidades do estado do Rio de Janeiro que estabelecem um comparativismo entre obras de literaturas de língua francesa e alguma questão cultural, política ou social do Brasil. Por meio de uma pesquisa documental centrada na análise enunciativa do discurso, busca-se refletir sobre as estruturas de dominação na esfera do discurso acadêmico, destacando duas questões: as transgressões e manutenções dos elementos pertencentes aos gêneros acadêmicos assim como a presença, amenização ou supressão da polêmica na construção argumentativa dos textos (Negroni; Gelbes, 2005). Na segunda parte, duas teses são analisadas de maneira detalhada em busca de evidenciar diferentes formas de desenvolvimento da perspectiva comparada no contexto dos domínios globais no campo literário (Casanova, 2002), pensando se tais relações abordam criticamente o impacto da hegemonia cultural francesa sobre o Brasil ou se seguem uma tendência atenuadora ou neutralizadora, característica da crítica literária tradicional. Identificamos que os trabalhos atenuam ou ignoram tensionamentos que poderiam subverter o padrão amenizador do discurso da crítica tradicional e mantêm um comparativismo centrado no debate da influência mútua entre os países, sem evidenciar as dominações culturais no campo literário.
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