Alteridade e exclusão: o olhar para o outro no poema e na narrativa
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p109-131Mots-clés :
Refugiado, Poesia de autoria feminina negra, Centros de valor, Análise dialógica do discursoRésumé
Este artigo tem como objetivo apresentar dois exercícios de análise de textos da esfera artístico-literária que abordam temáticas cada vez mais necessárias e urgentes para se discutir em sala de aula: o refugiado e a mulher negra, minorias que ainda estão ausentes de muitos currículos. Os exercícios de análise do poema “Exército (chusma) de rosas negras” (2017), de autoria de Cristiane Sobral, e da narrativa Dois meninos de Kakuma (2018), de autoria de Marie Ange Bordas configuram-se como uma proposta para o trabalho de leitura com estudantes do Ensino Fundamental (anos finais), uma vez que tratam de relações de alteridade. Esses exercícios estão fundamentados na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso (Brait, 2008), oriunda do extenso trabalho sobre Mikhail Bakhtin e o Círculo, na qual o outro é constitutivo do eu. A fundamentação teórica baseia-se na relação eu-outro postulada por Bakhtin, ([1920/24] 2020) e no conceito de alteridade (Amorim, 2004). Como resultados, em nossas análises, apontamos os centros de valores presentes nos textos literários a partir da relação eu versus outro e, mediante análise linguístico-discursiva, levamos os leitores a refletirem sobre si e sobre o seu outro.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ALMEIDA, S. Racismo estrutural. Coleção Feminismos Plurais, coordenação Djamila Ribeiro. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021.
AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução: Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 3 ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução e notas Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M. M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. Notas da edição russa Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017.
BAUMAN, Z. Estranhos à nossa porta. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
BENTO, C. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das letras, 2022.
BORDAS, M. A. Dois meninos de Kakuma. São Paulo: Pulo do gato, 2018.
BORGES, C. A. Sujeitos à deriva: migração, refúgio e processos de subjetivação (2021). Tese de doutorado (Letras), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021, 281p.
BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B (org). T. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2008, p. 9-31.
BRAIT, B. Tramas verbo-visual da linguagem. In: Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2015, p.192-227.
EVARISTO, C. Da representação à auto-representação da mulher negra da mulher negra na literatura brasileira. Revista Palmares Cultura Afro-brasileira, Brasília, ano 1, n. 1, p. 52-57, ago. 2005.
FARACO, C. A. Aspectos do pensamento estético de Bakhtin e seus pares. Letras de Hoje, [S. l.], v. 46, n. 1, p. 21–26, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/9217. Acesso em: 03 set. 2024.
GONZALEZ, L. A mulher negra na sociedade brasileira: Uma abordagem político-econômica. In: Por um feminismo afro-latino-americano:ensaios, intervenções e diálogos. Org. Flávia, Marcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
MEDVIÉDEV. P N. O método formal nos estudos literários. Introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Contexto, 2012.
SOBRAL, C. Terra negra. Rio de Janeiro. Malê, 2017.
TONUS, L. J. Migrantes e refugiados: à(a) espera de uma narrativa?. Letras de Hoje, v. 53, n. 4, p. 476-483, 30 dez.2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/33009. Acesso em: 03 set. 2024.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. Ensaio introdutório Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e na poesia. Ensaios, artigos, resenhas e poemas. Org., Trad., Ensaio introdutório e notas Sheila Grillo; Ekaterina Américo. São Paulo: 34, 2019.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Luciana Taraborelli, Viviane Mendes Leite 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.
Comment citer
##plugins.generic.funding.fundingData##
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
##plugins.generic.funding.funderGrants## 88887.928205/2023-00