Alteridade e exclusão: o olhar para o outro no poema e na narrativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p109-131Palabras clave:
Refugiado, Poesia de autoria feminina negra, Centros de valor, Análise dialógica do discursoResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar dois exercícios de análise de textos da esfera artístico-literária que abordam temáticas cada vez mais necessárias e urgentes para se discutir em sala de aula: o refugiado e a mulher negra, minorias que ainda estão ausentes de muitos currículos. Os exercícios de análise do poema “Exército (chusma) de rosas negras” (2017), de autoria de Cristiane Sobral, e da narrativa Dois meninos de Kakuma (2018), de autoria de Marie Ange Bordas configuram-se como uma proposta para o trabalho de leitura com estudantes do Ensino Fundamental (anos finais), uma vez que tratam de relações de alteridade. Esses exercícios estão fundamentados na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso (Brait, 2008), oriunda do extenso trabalho sobre Mikhail Bakhtin e o Círculo, na qual o outro é constitutivo do eu. A fundamentação teórica baseia-se na relação eu-outro postulada por Bakhtin, ([1920/24] 2020) e no conceito de alteridade (Amorim, 2004). Como resultados, em nossas análises, apontamos os centros de valores presentes nos textos literários a partir da relação eu versus outro e, mediante análise linguístico-discursiva, levamos os leitores a refletirem sobre si e sobre o seu outro.
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