A importância do aprofundamento teórico-metodológico na formação docente e nas produções de materiais didáticos dialógicos no curso de Letras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p193-229

Palabras clave:

Gêneros do discurso, Tema, ODS, Formação de professores, Proposta didática

Resumen

A abordagem bakhtiniana está presente nos documentos curriculares oficiais brasileiros desde os anos 1990. No entanto, sua apropriação pedagógica tem sido orientada pela estrutura linguística em detrimento da interação social (Faraco, 2009), demandando esforços na formação do/a professor/a de língua portuguesa. Neste artigo, o objetivo é demonstrar como o aprofundamento na teoria dialógica do discurso pode contribuir para a produção de materiais didáticos, a partir de uma experiência formativa de licenciandos/as em Letras da Universidade de São Paulo em 2020. Nessa experiência, o enfoque teórico-metodológico recaiu nos conceitos de gêneros do discurso (Bakhtin, 2016 [1952-1953]) e de tema (Volóchinov, 2018 [1929]) e na produção de propostas didáticas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (Unesco, 2017). Neste trabalho, analisamos a proposta “Gênero do discurso e produção de texto: editorial”, identificando a observância das autoras a respeito dos referentes bakhtinianos: i) esfera/campo de atividade humana; ii) gênero discursivo; iii) sua relativa estabilidade; iv) plurivocalidade dos enunciados; v) totalidade temática. Os resultados indicam qualidade dialógica no material, com elementos que expressam a dinâmica social, confirmando a relevância do aprofundamento teórico e de sua aplicação prática na licenciatura.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rosana Silvestre de Lima, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (Brasil).

  • Larissa Vieira de Cerqueira, Universidade de São Paulo

    Mestranda em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (Brasil).

Referencias

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2015[330 a. C].

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Paulo Bezerra (Introdução e Tradução do russo); Prefácio à edição francesa: Tzvetan Todorov. São Paulo: Editora VMW Martins Fontes, 2010 [1979], p. 261-306.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, Tradução, Posfácio e Notas Paulo Bezerra; Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016 [1952-1953].

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017 [1924].

BARBOSA, J. P.; ROJO, R. Campos de atuação, letramentos e gêneros na BNCC. In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTOVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. (Orgs.). Gêneros de Texto/Discurso: Novas práticas e desafios. Campinas: Pontes Editores, 2019, p. 271-299.

BOENAVIDES, D. L. P. Publicação e recepção das obras do Círculo de Bakhtin no Brasil: a consolidação da análise dialógica do discurso. Bakhtiniana: revista de estudos do discurso, v. 17, n. 4, p. 104-131, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2176-4573p56378.

BRAIT, B. PCNs, gêneros e ensino de língua: faces discursivas da textualidade. In: ROJO, R. (Org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. 1ed. São Paulo/Campinas: EDUC/Mercado Aberto, 2000, v. 1, p. 13-23.

BRAIT, B. Perspectiva dialógica: um percurso brasileiro. In: BAGNO, M.; VIEIRA, F. E. (Orgs.). História das línguas, história da linguística: homenagem a Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola, 2020, p. 41-60.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em 6 out. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 6 out. 2023.

FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando nosso mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Traduzido pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), última edição em 13 out. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 29 ago. 2024.

PARRA, C.; CERQUEIRA, L. V. de. Gênero do discurso e produção de texto: editorial. Proposta didática (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1g-DJauuKRwkwKtYymCeozGiQR9fOs9zk/view?usp=sharing. Acesso em: 12 jan. 2024.

PISTORI, M. H. C. Retórica, argumentação e análise dialógica do discurso. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), v. 63, p. 265-293, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1909-2.

PORTELA, D. C. S. A construção discursiva da argumentação em sala de aula: uma proposta de jogo digital como ferramenta de ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016. Disponível em: https://profletras.letras.ufmg.br/arquivos/TCFDaniela.pdf. Acesso em: 02 out. 2023.

ROJO, R. Esferas ou campos de atividade humana - Verbete. ln: FRADE, I. C. A. S.; COSTA-VAL, M. G.; BREGUNCI, M. G. C. (Orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: CEALE/FaE, 2014, p. 108-109. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/esferas-ou-campos-de-atividade-humana. Acesso em: 16 jun. 2024.

ROJO, R. Gêneros de discurso/texto como objeto de ensino de línguas: um retorno ao trivium? In: SIGNORINI, I. (Org.). [Re]discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 73-108.

SOUZA, G. T. Introdução à teoria do enunciado concreto do círculo Bakhtin/Volochinov/Medvedev. 2. ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris, UNESCO, 2017. Disponível em: https://ods.imvf.org/wp-content/uploads/2018/12/Recursos-ods-objetivos-aprendizagem.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução notas e glossário Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2018 [1929].

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica (1926). In: A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2019 [1926], p. 109-146.

Publicado

2024-09-30

Cómo citar

LIMA, Rosana Silvestre de; CERQUEIRA, Larissa Vieira de. A importância do aprofundamento teórico-metodológico na formação docente e nas produções de materiais didáticos dialógicos no curso de Letras. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 193–229, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p193-229. Disponível em: https://journals.usp.br/linhadagua/article/view/221729.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Datos de los fondos