A importância do aprofundamento teórico-metodológico na formação docente e nas produções de materiais didáticos dialógicos no curso de Letras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p193-229Palavras-chave:
Gêneros do discurso, Tema, ODS, Formação de professores, Proposta didáticaResumo
A abordagem bakhtiniana está presente nos documentos curriculares oficiais brasileiros desde os anos 1990. No entanto, sua apropriação pedagógica tem sido orientada pela estrutura linguística em detrimento da interação social (Faraco, 2009), demandando esforços na formação do/a professor/a de língua portuguesa. Neste artigo, o objetivo é demonstrar como o aprofundamento na teoria dialógica do discurso pode contribuir para a produção de materiais didáticos, a partir de uma experiência formativa de licenciandos/as em Letras da Universidade de São Paulo em 2020. Nessa experiência, o enfoque teórico-metodológico recaiu nos conceitos de gêneros do discurso (Bakhtin, 2016 [1952-1953]) e de tema (Volóchinov, 2018 [1929]) e na produção de propostas didáticas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (Unesco, 2017). Neste trabalho, analisamos a proposta “Gênero do discurso e produção de texto: editorial”, identificando a observância das autoras a respeito dos referentes bakhtinianos: i) esfera/campo de atividade humana; ii) gênero discursivo; iii) sua relativa estabilidade; iv) plurivocalidade dos enunciados; v) totalidade temática. Os resultados indicam qualidade dialógica no material, com elementos que expressam a dinâmica social, confirmando a relevância do aprofundamento teórico e de sua aplicação prática na licenciatura.
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