Impactos da pandemia de covid-19: compreendendo as percepções dos estudantes de graduação da Unicamp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p373-396

Palavras-chave:

Tópico discursivo, Saúde mental, Sociocognição

Resumo

Neste artigo, são investigadas as percepções dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acerca do período de ensino remoto emergencial, durante os anos de 2020 e 2021. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise dos tópicos discursivos (Jubran, 2006; Rezende, 2006; Pinheiro, 2006) articulados nas respostas do formulário da pesquisa “Compreendendo os desempenhos, os contextos e as perspectivas dos estudantes da Unicamp durante os anos de 2020 e 2021 da pandemia de covid-19” (2022). Este artigo tem como objetivo apresentar resultados parciais dessa pesquisa, focando na análise das respostas de 554 estudantes sobre suas condições de saúde física e mental, e os impactos dessas condições em suas atividades acadêmicas. A metodologia empregada envolve a análise dos processos referenciais nas respostas dos estudantes a duas perguntas do formulário, que tratam das condições de saúde individual e familiar durante a pandemia. A principal conclusão é a de que houve impactos importantes e profundos junto à população de alunos de graduação da Unicamp, especialmente, no que diz respeito às implicações sociocognitivas da pandemia para os estudantes e os efeitos dessas implicações em seus desempenhos acadêmicos.

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Biografia do Autor

  • Anna Christina Bentes, Universidade Estadual de Campinas

    Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2000). Professora Livre-Docente da Universidade Estadual de Campinas (Brasil).

  • Flora Hauschild Armani, Universidade Estadual de Campinas

    Graduanda em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Brasil).

  • Kennedy Cabral Nobre, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará, Brasil (2014). Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Brasil).

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

BENTES, Anna Christina; ARMANI, Flora Hauschild; NOBRE, Kennedy Cabral. Impactos da pandemia de covid-19: compreendendo as percepções dos estudantes de graduação da Unicamp. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 373–396, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p373-396. Disponível em: https://journals.usp.br/linhadagua/article/view/221840.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Dados de financiamento