O desenvolvimento das capacidades de linguagem no processo de escrita dos estudantes universitários: o Projeto de Pesquisa para Iniciação Científica em foco
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p230-253Palavras-chave:
Letramento acadêmico, Gêneros textuais, Interacionismo Sociodiscursivo, Capacidades de linguagem, Projeto de pesquisaResumo
Este artigo tem por objetivo demonstrar o papel que os atendimentos do Laboratório de Letramento Acadêmico da USP (LLAC) exercem no aperfeiçoamento da produção textual dos alunos referente ao gênero textual Projeto de Pesquisa para Iniciação Científica. Esse artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado que pretende ir além de uma análise meramente descritiva, visando mostrar a interação entre teorias de textos e gêneros, e práticas de ensino. Baseado na análise do impacto do LLAC na produção textual de gêneros textuais no contexto universitário, o artigo acompanha o desenvolvimento das capacidades de linguagem: capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades linguístico-discursivas (Dolz, Pasquier, Bronckart, 1993) de estudantes universitários. Nesse sentido, o artigo traz análises do desenvolvimento da produção escrita em português, como língua materna, procurando verificar como os alunos desenvolvem suas capacidades de linguagem a partir das características ensináveis do gênero textual Projeto de Pesquisa. A partir da análise de diversos excertos, foi possível observar que as intervenções durante o atendimento cumpriram o papel de instrumento mediador da ação linguageira dos alunos, já que as análises permitiram vermos a importância da ação do monitor-tutor para a reformulação dos textos.
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