O desenvolvimento das capacidades de linguagem no processo de escrita dos estudantes universitários: o Projeto de Pesquisa para Iniciação Científica em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p230-253

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Gêneros textuais, Interacionismo Sociodiscursivo, Capacidades de linguagem, Projeto de pesquisa

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar o papel que os atendimentos do Laboratório de Letramento Acadêmico da USP (LLAC) exercem no aperfeiçoamento da produção textual dos alunos referente ao gênero textual Projeto de Pesquisa para Iniciação Científica. Esse artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado que pretende ir além de uma análise meramente descritiva, visando mostrar a interação entre teorias de textos e gêneros, e práticas de ensino. Baseado na análise do impacto do LLAC na produção textual de gêneros textuais no contexto universitário, o artigo acompanha o desenvolvimento das capacidades de linguagem: capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades linguístico-discursivas (Dolz, Pasquier, Bronckart, 1993) de estudantes universitários. Nesse sentido, o artigo traz análises do desenvolvimento da produção escrita em português, como língua materna, procurando verificar como os alunos desenvolvem suas capacidades de linguagem a partir das características ensináveis do gênero textual Projeto de Pesquisa. A partir da análise de diversos excertos, foi possível observar que as intervenções durante o atendimento cumpriram o papel de instrumento mediador da ação linguageira dos alunos, já que as análises permitiram vermos a importância da ação do monitor-tutor para a reformulação dos textos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andressa Leticia Villagra Silva, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em Letras Estrangeiras e Tradução pela Universidade de São Paulo (Brasil).

  • Eliane Gouvêa Lousada, Universidade de São Paulo

    Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006).
    Professora Associada da Universidade de São Paulo (Brasil).

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução posfácio e notas Paulo de Bezerra; notas da edição russa Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAZERMAN, C. Genre and cognitive development: Beyond writing to learn. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. (Org.). Genre in a Changing World. Colorado, Indiana: Parlor Press, WAC Clearinghouse, 2009, p. 283-298. Disponível em: https://wac.colostate.edu/books/perspectives/genre/. Acesso em 29 de ago. 2024.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discurso: Por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução Anna Rachel Machado. São Paulo: EDUC, 2003.

BRONCKART, J.-P. A atividade de linguagem em relação à língua: homenagem a Ferdinand de Saussure. In: GUIMARÃES, A. M. de M.; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. (Orgs.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 19-42.

BRONCKART, J.-P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

DIAS, A. P. S. O desenvolvimento da produção escrita de alunos de francês a partir do trabalho com gêneros acadêmicos résumé e note de lecture. 2017. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-03042017-122349. Acesso em: 29 de ago. 2024.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J-P. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières? Études de Linguistique Appliquée, n. 102, p. 23-37, 1993.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Projeto de pesquisa. FAPESP. Disponível em: https://fapesp.br/253/projeto-de-pesquisa. Acesso em: 13 set. 2024.

FERREIRA, M.; LOUSADA, E. G. Ações do Laboratório de Letramento Acadêmico da Universidade de São Paulo: Promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 69, n. 3, p. 125-140, 2016.

GUIMARÃES, A. M.; CARNIN, A.; LOUSADA, E. G. (org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara: Letraria, 2020.

LOUSADA, E. G. O texto como produção social: diferentes gêneros textuais e utilizações possíveis no ensino-aprendizagem de LE. In: DAMIANOVIC, M. C. Material Didático: elaboração e avaliação. Taubaté: Cabaral Editora, 2007, pp. 33-42.

LOUSADA, E. G.; TONELLI, J.B. Letramento acadêmico: ações, pesquisa e formação em contexto universitário. In: PEREIRA, R. C. M.; PEDROSA, J. L. R. e FERRAZ, M. M. T. (Orgs.). Letramentos em cena: teorias e vivências. João Pessoa: Ideia, 2019, pp. 55-78.

LOUSADA, E. G.; BARIONI, M. C.; TONELLI, J. B. Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 33, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35228. Acesso em: 13 set. 2024.

LUNN, M. S. D. A escrita em inglês na pós-graduação: dificuldades, convergências e divergências nas percepções de discentes e docentes. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-20082018-164814. Acesso em: 29 de ago. 2024.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E. G., ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.

MACHADO, A. R. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 237-259.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ORNELLAS, L. L. H. Práticas de letramento acadêmico, em inglês e português, em disciplinas de graduação, na área de Ciências Biológicas: um estudo de caso. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-13022020-182221/. Acesso em: 29 de ago. 2024.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Pour un enseignement de l’oral: initiation aux genres formels à l’ecole. Paris: ESF, 1998.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TONELLI, J. B. Desenvolvimento da escrita acadêmica em francês: relações entre a produção escrita e o ensino do gênero textual artigo científico. 2017. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-03042017-121101.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, L. S. A Construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2018 [1929].

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

SILVA, Andressa Leticia Villagra; LOUSADA, Eliane Gouvêa. O desenvolvimento das capacidades de linguagem no processo de escrita dos estudantes universitários: o Projeto de Pesquisa para Iniciação Científica em foco. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 230–253, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p230-253. Disponível em: https://journals.usp.br/linhadagua/article/view/221758.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Dados de financiamento