A otimização de estratégias didáticas através da Análise Contrastiva

Autores

  • Lúcia Monteiro de Barros Fulgêncio Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p73-90

Palavras-chave:

análise contrastiva, transfer, interlíngua, didática de língua estrangeira

Resumo

No uso da língua estrangeira o falante aplica inconscientemente as associações mentais que aprendeu na língua materna. A transferência dos conhecimentos prévios é inevitável porque faz parte do nosso condicionamento cognitivo. Consequentemente, algumas dificuldades são diferentes, dependendo da língua materna do aluno. Durante os procedimentos de ensino da língua estrangeira, a focalização em um ponto ou outro dependerá portanto da L1. Neste artigo são apresentados alguns problemas linguísticos de brasileiros que estudam italiano, observados em corpus real, e também de estudantes de outras origens linguísticas. O objetivo é colocar em evidência que as dificuldades de aprendizagem são diferentes dependendo da língua materna do aluno, e insistir na importância do enfoque contrastivo. Essa proposta didática implica que: (1) é preciso comparar a estrutura da língua estrangeira e a da L1 para que se possam levantar os pontos onde se verifica o transfer e focalizar os problemas específicos dos alunos que têm determinada língua materna; (2) é preciso selecionar os assuntos sobre os quais é interessante concentrar o estudo; (3) é preciso acrescentar aos manuais explicações adicionais que respondam às dificuldades específicas dos falantes de determinada L1. A análise contrastiva permite compreender o porquê de um grande número de

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Biografia do Autor

  • Lúcia Monteiro de Barros Fulgêncio, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras
    é graduada em Letras (Italiano e Francês) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), concluiu o mestrado em Linguística na mesma universidade (1983) e o doutorado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). É professora de italiano na Faculdade de Letras da UFMG e trabalha nas seguintes áreas: teoria e análise linguística, lexicologia e ensino de línguas estrangeiras (italiano)

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Publicado

13-12-2013

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Fulgêncio, L. M. de B. (2013). A otimização de estratégias didáticas através da Análise Contrastiva. Revista De Italianística, 2(26), 73-90. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p73-90