Os recursos tecnológicos na formação e na prática do professor de italiano como língua estrangeira

Authors

  • Fernanda Landucci Ortale Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Fábio Roberto Fernandes Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p18-41

Keywords:

foreign language teaching, tecnology, teacher education.

Abstract

he aim of this paper is to discuss the role of technological resources in teaching Italian and in teacher education during the post-method era. To this end, we propose a discussion on the reconstruction of the foreign language class, based on four aspects: acquisition and inte-raction in the target language, the possibility of development of oral skills, the process of renewing the language laboratory and the acquisition of literacy digital.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Fernanda Landucci Ortale, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    é mestre e doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Desde 2008 é professora da Área de Língua e Literatura Italiana da USP (Universidade de São Paulo) e desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: formação de professores de italiano, processo ensino/aprendizagem de línguas e construção do discurso didático.

  • Fábio Roberto Fernandes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    é doutorando na Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) e mestre em Estudos Linguísticos pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Desenvolve pesquisas sobre práticas de ensino de línguas e sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem.

Published

2014-08-10

Issue

Section

Articles

How to Cite

Ortale, F. L., & Fernandes, F. R. (2014). Os recursos tecnológicos na formação e na prática do professor de italiano como língua estrangeira. Revista De Italianística, 24, 18-41. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p18-41