O romanesco no cinema italiano do pós-guerra
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i35p98-111Palavras-chave:
Romanesco, Roma città aperta, Il sorpasso, Viaggi di nozze, Cinema italiano do pós-guerraResumo
Este artigo analisa o uso do romanesco, a variedade dialetal urbana de Roma, no cinema italiano do pós-guerra, utilizando três filmes como corpus de referência: Roma città aperta (1945), de Roberto Rossellini; Il sorpasso (1962), de Dino Risi; e Viaggi di nozze (1995), de Carlo Verdone. Os objetivos principais são: a) observar o uso do romanesco nos fílmes dos três períodos históricos abordados, tendo o apoio teórico de Sergio Raffaelli (1992), Eusebio Cicotti (2001) e Fabio Rossi (1999, 2006, 2007); b) verificar o grau de formalidade/informalidade das falas fílmicas. O critério de seleção dos três filmes foi a presença dos fenômenos fonéticos, considerados reveladores da variação diafásica. A maior ou menor frequência de tais traços permitiu identificar o nível de formalidade/informalidade nas falas dos atores de cada filme e constatar como se manifesta o continuum linguístico romano.
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