A percepção discente e o mercado de trabalho
o caso do curso de Arquivologia na Universidade Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i1p302-325Palavras-chave:
Profissional da informação, Mercado de trabalho, Arquivologia, Ciência da Informação, ArquivistaResumo
A profissão de arquivista se insere no mercado de trabalho ao longo da história e sua importância é evidente considerando que todas as sociedades produzem documentos e constroem a sua história. O curso de Arquivologia da UFSC foi implantado em 2010-1 e pretende formar profissionais para atuarem no mercado catarinense com suas singularidades. A pesquisa pretendeu verificar qual a percepção dos discentes quanto a formação e atuação profissional, considerando as transformações que podem ocorrer durante os estágios de formação. A pesquisa se classifica como qualitativa e teve como universo oito alunos da primeira fase e cinco alunos da oitava fase em curso em 2017. Como resultados concluiu-se que apenas questões pontuais de atuação profissional divergem entre os alunos, sendo que uniformemente todos têm conhecimento do fazer do arquivista e do mercado de trabalho possível.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.