“Mangá caboclo” do Brasil: Transformações da cultura pop japonesa na convergência digital
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2013.77280Keywords:
Manga, Media convergence, Cultural transformationsAbstract
This article is about reproduction and consumption of manga (Japanese comics) in Brazil. The research outline is the Brazilian comic book Turma da Mônica Jovem (Monica Teen), in manga style, and the business model for the segment this editorial product has launched in that country starting with the convergence of new digital media. Brazil has historically developed a unique relationship with manga, which influenced the Brazilian production of comics and demanded the development of an editorial marketing model aware of cultural changes and marked by media convergence in contemporary life.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.