PORTAL DE REVISTAS DA USP
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões online
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 42 n. 3 (2016)
v. 42 n. 3 (2016)
Publicado:
2016-09-01
Editorial
A ciência, sua racionalidade e os governos
Maria Graça Jacintho Setton, Cláudia Pereira Vianna
581-587
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-970220164203001
Entrevista
Sociologia da educação, reprodução das desigualdades e novas formas de dominação
Kimi Tomizaki
821-834
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022016420300201
Artigos
Desfazendo os nós heteronormativos da escola: contribuições dos estudos culturais e dos movimentos LGBTTT
Raquel Pinho, Rachel Pulcino
665-681
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022016148298
O veto transverso de FHC à LDB: o ensino religioso nas escolas públicas
Luiz Antônio Cunha
681-696
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609146803
Masculinidades, feminilidades e educação matemática: análise de gênero sob ótica discursiva de docentes matemáticos
Lucas Alves Lima Barbosa
697-712
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609149400
Construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores
Juliana Crespo Lopes, Lucia Helena Cavasin Zabotto Pulino, Mariana Barbato, Regina Lucia Sucupira Pedroza
607-623
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022016144743
Incluindo quem? Um exame de indicadores socioeconômicos do Programa de Inclusão Social da USP
Débora Cristina Piotto, Maria Alice Nogueira
625-649
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609134896
Cecília Meireles e o ensino religioso nos anos 1930: embates em defesa da escola nova
José Damiro de Moraes
741-754
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609151046
Escravos, libertos, filhos de africanos livres, não livres, pretos, ingênuos: negros nas legislações educacionais do XIX
Surya Pombo de Barros
591-605
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609141039
Tecnologias de gênero, dispositivo de infantilidade, antecipação da alfabetização:conflitos na produção de corpos generificados
Maria Carolina da Silva Caldeira, Marlucy Alves Paraíso
755-772
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609152282
A cor da reprovação: fatores associados à reprovação dos alunos do ensino médio
Vanessa Lima Caldeira Franceschini, Paula Miranda-Ribeiro, Marília Miranda Forte Gomes
773-786
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609149965
Educação, empoderamento e lutas pelo reconhecimento: a questão dos direitos de cidadania
Manuel Gonçalves Barbosa, Eldon Henrique Mühl
789-802
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609150266
Professores de educação infantil e temas sobre inclusão de crianças com deficiência no ensino regular
Alexandre Freitas Carvalho, Vitor Antonio Cerignoni Coelho, Rute Estanislava Tolocka
713-726
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609151344
Trayectorias académicas en los estudios sobre géneros y sexualidades: tensiones entre profesionalización, activismo y experiencia biográfica
Rafael Blanco
727-740
PDF (Espanhol)
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609153533
A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais
Luís Armando Gandin, Iana Gomes de Lima
651-664
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609143447
Desigualdades de gênero na universidade pública:a prática dos docentes das ciências agrárias em estudo
Ana Louise de Carvalho Fiúza, Neide Maria de Almeida Pinto, Elenice Rosa Costa
803-818
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609148223
Tradução
Viagens em Troia com Freire:a tecnologia como um agente de emancipação
Paulo Blikstein
837-856
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-970220164203003
Errata
Errata
871-871
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022016148298E
Idioma
English
Español
Português