Percepção de bolsistas Capes sobre o impacto no trabalho científico da formação pós-doutoral no exterior
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271424porPalabras clave:
Pós-doutorado, Formação continuada, Ciência, Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Análise Fatorial Confirmatória (AFC)Resumen
O objetivo desta investigação é analisar o impacto da política de formação pós-doutoral no exterior da Capes (formação_pd) na inserção ou qualidade do trabalho do bolsista em seu departamento/grupo no Brasil. O artigo discute empiricamente o pós-doutorado como estratégia de internacionalização da ciência e adota abordagem qualitativa, com base na técnica de análise de conteúdo automatizada, para investigar os dados coletados ao final das atividades dos bolsistas pela própria Capes. Os resultados apontam para impactos positivos, conectados à percepção comum de aumento da possibilidade de colaboração entre grupos nacionais e estrangeiros, bem como de visibilidade internacional advinda de publicações científicas relevantes. Os impactos positivos estão também conectados a percepções específicas, associadas diretamente às modalidades de bolsa recebidas e indiretamente ao perfil do próprio bolsista. De forma específica, os bolsistas da modalidade Professor Visitante tendem a citar, como impacto da sua formação, a possibilidade de maior inserção internacional dos departamentos aos quais se vinculam e de maior mobilidade de alunos e pesquisadores que fazem parte do seu grupo de pesquisa no Brasil. Os bolsistas de Pós-Doutorado destacam uma maior inserção profissional, relacionada a oportunidades no mercado de trabalho para cientistas no Brasil ou à falta delas. Já os bolsistas de Estágio Pós-Doutoral tendem a associar a aquisição e a aplicação de novos conhecimentos e técnicas como efeito positivo da sua formação. Como conclusão, os resultados apontam para a importância da articulação entre o perfil dos bolsistas e a intencionalidade projetada para a política pública de formação_pd, visando garantir sua efetividade.
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