Biograma na pesquisa em educação: sentidos construídos sobre direitos de aprendizagem da docência em Matemática

Autores/as

  • Jane Maria Braga Silva Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora
  • Reginaldo Fernando Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450270634por

Palabras clave:

Biograma, Pesquisa narrativa, Políticas públicas, Matemática

Resumen

A pesquisa narrativa vem sendo utilizada por diversos pesquisadores das áreas da educação e da educação matemática, por meio de diferentes dispositivos para produção de dados. Um deles, que ainda não é muito conhecido na área em nosso país, é o biograma: um mapa da trajetória profissional do participante que possibilita destacar acontecimentos ocorridos por meio de sua cronologia e da valoração dada pelo próprio participante, no diálogo com o pesquisador. Este artigo tem como objetivo discutir possibilidades e limites do uso do biograma na pesquisa em educação, a partir de sua utilização em estudos sobre a experiência formativa no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), relativamente ao aprender para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, apresenta-se e discute-se o uso do biograma no processo de pesquisa. Como todo dispositivo voltado à produção de dados, a utilização do biograma traz alguns limites, como a dificuldade de sintetizar as informações de uma entrevista e a necessidade de realizar interpretações de acordo com o que foi explicitado pelo participante. Por outro lado, ele traz a possibilidade de reflexão sobre trajetórias de desenvolvimento profissional e sobre programas de formação que se constituem como marcos (incidentes críticos) para a construção de novas crenças, práticas de sala de aula, conhecimentos docentes, entre outros. Além disso, pode promover a autoformação tanto do pesquisador quanto do participante, ao permitir o processo de valoração de conversas situadas em um tempo e espaço, desencadeadas pelo presente vivido e narrado.

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Publicado

2024-05-20

Cómo citar

Biograma na pesquisa em educação: sentidos construídos sobre direitos de aprendizagem da docência em Matemática. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e270634. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450270634por