Percepção de bolsistas Capes sobre o impacto no trabalho científico da formação pós-doutoral no exterior

Autores

  • Valdinei Costa Souza Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes
  • Jonas Pertusatti Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271424por

Palavras-chave:

Pós-doutorado, Formação continuada, Ciência, Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Análise Fatorial Confirmatória (AFC)

Resumo

O objetivo desta investigação é analisar o impacto da política de formação pós-doutoral no exterior da Capes (formação_pd) na inserção ou qualidade do trabalho do bolsista em seu departamento/grupo no Brasil. O artigo discute empiricamente o pós-doutorado como estratégia de internacionalização da ciência e adota abordagem qualitativa, com base na técnica de análise de conteúdo automatizada, para investigar os dados coletados ao final das atividades dos bolsistas pela própria Capes. Os resultados apontam para impactos positivos, conectados à percepção comum de aumento da possibilidade de colaboração entre grupos nacionais e estrangeiros, bem como de visibilidade internacional advinda de publicações científicas relevantes. Os impactos positivos estão também conectados a percepções específicas, associadas diretamente às modalidades de bolsa recebidas e indiretamente ao perfil do próprio bolsista. De forma específica, os bolsistas da modalidade Professor Visitante tendem a citar, como impacto da sua formação, a possibilidade de maior inserção internacional dos departamentos aos quais se vinculam e de maior mobilidade de alunos e pesquisadores que fazem parte do seu grupo de pesquisa no Brasil. Os bolsistas de Pós-Doutorado destacam uma maior inserção profissional, relacionada a oportunidades no mercado de trabalho para cientistas no Brasil ou à falta delas. Já os bolsistas de Estágio Pós-Doutoral tendem a associar a aquisição e a aplicação de novos conhecimentos e técnicas como efeito positivo da sua formação. Como conclusão, os resultados apontam para a importância da articulação entre o perfil dos bolsistas e a intencionalidade projetada para a política pública de formação_pd, visando garantir sua efetividade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CALVOSA, Marcello Vinicius Doria; REPOSSI, Melina Garcia; CASTRO, Pedro Marcos Roma de. Avaliação de resultados da capacitação docente: o pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense sob a ótica da produção científica e bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Campinas, v. 16, p. 99-122, 2011.

CAPES. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano nacional de pós-graduação (PNPG) 2005-2010. Brasília, DF: Capes, 2004. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/pnpg-2005-2010-pdf .

» https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/pnpg-2005-2010-pdf

CAPES. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano nacional de pós-graduação (PNPG) 2011-2020. Brasília, DF: Capes, 2010. v. 1. https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg-2011-2020 .

» https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg-2011-2020

CAPES. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 086, de 3 de julho de 2013. Aprovar o Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD. Brasília: Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, p. 22-23, 05 jul. 2013. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria-86-2013-regulamento-pnpd-pdf . Acesso em: 29 ago. 2019.

» https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria-86-2013-regulamento-pnpd-pdf

CAPES. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 186, de 29 de setembro de 2017. Torna público o novo Regulamento que estabelece as normas para as modalidades de bolsa no exterior, aplicável às ações fomentadas pela Diretoria de Relações Internacionais da Capes. Brasília: Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 9, 4 out. 2017.

CAPES. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 289, de 28 de dezembro de 2018. Instituir o Regulamento que estabelece as normas para as modalidades de bolsas e auxílios no exterior, aplicável às ações da Diretoria de Relações Internacionais - DRI. Revoga a Portaria nº 186/2017. Brasília: Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 10, 2 jan. 2019.

CASTRO, Pedro Marcos Roma de. Influência dos estágios pós-doutorais sobre a produtividade docente no sistema de pós-graduação: o caso da USP. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CERVI, Emerson U. Análise de conteúdo automatizada em redes sociais online: uma proposta metodológica. In: ENCONTRO ANUAL ANPOCS, 48., 2018, Caxambu. Anais... Caxambu: Anpocs, 2018.

CNPq. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Pós-doutorado no exterior. Brasília, DF: CNPQ, 2018a. Disponível em: http://cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/515690 . Acesso em: 29 ago. 2019.

» http://cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/515690

CNPq. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Pós-doutorado no país. Brasília, DF: CNPQ, 2018b. Disponível em: http://cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2958271?COMPANY_ID=10132 . Acesso em: 7 jan. 2019.

» http://cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2958271?COMPANY_ID=10132

CUNHA-MELO, José Renan da. Indicadores efetivos da internacionalização da ciência. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 42, p. 20-25, 2015.

MAIA, João Marcelo Ehlert; MEDEIROS, Jimmy. Fatores preponderantes para a internacionalização docente na pós-graduação em ciências sociais no Brasil. Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 35, p. 473-500, 2020.

NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso do; MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Análise lexical e análise de conteúdo: uma proposta de utilização conjugada. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 72-88, 2006.

NPA. National Postdoctoral Association. Incorporating professional development into postdoctoral training. Rockville: NPA, 2019. Disponível em: https://www.nationalpostdoc.org/page/postdocket_06172/Incorporating-Professional-Development-into-Postdoctoral-Training.htm . Acesso em: 7 jan. 2019.

» https://www.nationalpostdoc.org/page/postdocket_06172/Incorporating-Professional-Development-into-Postdoctoral-Training.htm

PAIVA, Flavia Melville; BRITO, Silvia Helena Andrade de. O papel da avaliação CAPES no processo de internacionalização da Pós-Graduação em Educação no Brasil (2010-2016). Avaliação, Campinas, v. 24, p. 493-512, 2019.

RAMOS, Milena Yumi. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018.

ROCKEY, Sally. Postdoctoral researchers: facts, trends, and gaps. National Institutes of Healt, Bethesda, Jun. 29, 2012. Disponível em: https://nexus.od.nih.gov/all/2012/06/29/postdoctoral-researchers-facts-trends-and-gaps/ Acesso em: 7 jan. 2019.

» https://nexus.od.nih.gov/all/2012/06/29/postdoctoral-researchers-facts-trends-and-gaps/

SINCHE, Melanie V. To postdoc or not? Inside Higuer Ed, Aug. 23, 2016. Disponível em: https://www.insidehighered.com/advice/2016/08/23/should-you-pursue-postdoc-or-not-essay . Acesso em: 7 jan. 2019.

» https://www.insidehighered.com/advice/2016/08/23/should-you-pursue-postdoc-or-not-essay

YODER, Jeremy. So, what is a postdoc? The Chronicle of Higuer Education, Sep. 22, 2015. Disponível em: https://chroniclevitae.com/news/1130-so-what-is-a-postdoc . Acesso em: 7 jan. 2019.

» https://chroniclevitae.com/news/1130-so-what-is-a-postdoc

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Percepção de bolsistas Capes sobre o impacto no trabalho científico da formação pós-doutoral no exterior. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e-271424. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271424por