Máquinas de ensinar analógicas: as precursoras da inteligência artificial na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p95-109Palabras clave:
Inteligência artificial, Cognição, Tecnologias educacionais, Educação, Aprendizagem adaptativaResumen
O artigo apresenta um breve histórico das máquinas analógicas de ensinar criadas há quase um século, defendendo que elas podem ser consideradas as verdadeiras precursoras da inteligência artificial na educação. Para isso, examina as premissas dessas antigas máquinas, indicando que são muito parecidas com aquelas associadas, hoje, aos sistemas de aprendizagem de máquina. Essas premissas passam pela individualização do ensino, a redução de encargos com atividades maçantes para o professor e uma melhor experiência de ensino a partir da automatização do ensino. Também as apreensões hoje advindas da chegada dos sistemas de IA são parecidas com aquelas que povoaram a sociedade quando as máquinas analógicas apareceram – por exemplo, o receio da substituição do professor por artefatos robóticos e o medo de que ocorra um afastamento entre alunos e professores em vez de uma maior aproximação deles. Ao buscar essas conexões, o artigo lança olhares analíticos sobre as tecnologias digitais usadas para fins de aprendizagem, procurando contribuir para pavimentar o caminho para uma reflexão crítica sobre esses usos partindo da valorização da perspectiva humana sobre a inteligência artificial.
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