Máquinas de ensinar analógicas: as precursoras da inteligência artificial na aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p95-109

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Cognição, Tecnologias educacionais, Educação, Aprendizagem adaptativa

Resumo

O artigo apresenta um breve histórico das máquinas analógicas de ensinar criadas há quase um século, defendendo que elas podem ser consideradas as verdadeiras precursoras da inteligência artificial na educação. Para isso, examina as premissas dessas antigas máquinas, indicando que são muito parecidas com aquelas associadas, hoje, aos sistemas de aprendizagem de máquina. Essas premissas passam pela individualização do ensino, a redução de encargos com atividades maçantes para o professor e uma melhor experiência de ensino a partir da automatização do ensino. Também as apreensões hoje advindas da chegada dos sistemas de IA são parecidas com aquelas que povoaram a sociedade quando as máquinas analógicas apareceram – por exemplo, o receio da substituição do professor por artefatos robóticos e o medo de que ocorra um afastamento entre alunos e professores em vez de uma maior aproximação deles. Ao buscar essas conexões, o artigo lança olhares analíticos sobre as tecnologias digitais usadas para fins de aprendizagem, procurando contribuir para pavimentar o caminho para uma reflexão crítica sobre esses usos partindo da valorização da perspectiva humana sobre a inteligência artificial.

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Biografia do Autor

  • Camila Leporace, Centro Universitário Carioca

    Doutora em Educação pela Universidade de Coimbra, Portugal, e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em regime de cotutela (2023). Jornalista pela PUC-Rio (2005) com mestrado em Educação pela PUC-Rio (2019). Professora de pós-graduação no Centro Universitário Carioca (Unicarioca).

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Publicado

2024-07-17

Edição

Seção

Dossiê Do analógico à inteligência artificial: 30 anos de Comunicação & Educação

Como Citar

Leporace, C. (2024). Máquinas de ensinar analógicas: as precursoras da inteligência artificial na aprendizagem. Comunicação & Educação, 29(1), 95-109. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p95-109