Agenda 2030: a potencialidade do jornalismo. Como o Jornalismo se faz presente na educação de qualidade, contribuindo para o 4º objetivo de desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p100-114Palavras-chave:
ODS 4, Jornalismo e educação, Jornalismo e agenda 2030, Educação de qualidade, Memórias em redeResumo
Este artigo traz uma análise do jornalismo na perspectiva do objetivo 4 do desenvolvimento sustentável (Educação de Qualidade). O problema é como o jornalismo pode colaborar com a escola quanto às metas estabelecidas no ODS 4. Para isso, o objeto de estudo é o projeto Memórias em Rede, desenvolvido em escolas públicas de Santos, São Paulo, que trabalha a memória afetiva de jovens e suas histórias de vida, atuando com as ferramentas do jornalismo. O objetivo geral é promover uma reflexão sobre o apoio do jornalismo à educação de qualidade. Quanto aos objetivos específicos, o artigo se debruça no texto do ODS 4; na relação de suas metas com o jornalismo, dialogando com as ações do projeto; e na conexão com os conceitos teóricos da interface comunicação e educação. O percurso metodológico é de análise de conteúdo do ODS 4 e uma conexão com o projeto.
Downloads
Referências
BALDISSERA, Olívia. As dimensões e os pilares da sustentabilidade. Pós-Digital PUCPR, 12 abr. 2023. Disponível em: https://posdigital.pucpr.br/blog/pilares-sustentabilidade. Acesso em: 10 jul. 2023.
CALIXTO, Douglas. Educomunicação na Educação Infantil: TV Câmera entrevista coordenadores da Rádio Cartola. ABPEducom, 23 out. 2016. Disponível em: https://abpeducom.org.br/educomunicacao-na-educacao-infantil-tv-camera-entrevista-coordenadores-da-radio-cartola/. Acesso em: 10 jul. 2023.
CARVALHO, Francisco. A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU e seus atores: o impacto do desenvolvimento sustentável nas relações internacionais. Confluências, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 5-19, 2020.
CHAVES, Maria Socorro; RODRIGUES, Débora Bandeira. Desenvolvimento sustentável: limites e perspectivas no debate contemporâneo. Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande, v. 8, n. 13, p. 99-106, 2006.
CITELLI, Adilson. Comunicação e Educação: implicações contemporâneas. In: CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Castilho (org.). Educomunicação: construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 59-76.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.
DEUZE, Mark. What is journalism? Professional identity and ideology of journalists reconsidered. Journalism, Thousand Oaks, v. 6, n. 4, p. 442-464, 2005.
FÁVERO, Osmar. Educação não Formal: contextos, percursos e sujeitos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p. 614-617, 2007.
FIDALGO, Joaquim. Jornalistas: um perfil socioprofissional em mudança. Comunicação e Sociedade, Aveiro, n. 5, p. 63-74, 2005.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, 2006.
GOMES, Wilson. Jornalismo, Fatos e Interesses. Ensaios de teoria do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2009.
JACQUES, Delors. Educação: um tesouro a descobrir. Paris: Unesco, 2010.
LAGE, Nilson. Conceitos de jornalismo e papéis sociais atribuídos aos jornalistas. Pauta Geral: Estudos em Jornalismo, v. 1, n. 1, p. 20-25, 2013.
LINDBORG, Moa. Making a Global Framework Local: Challenges and Opportunities in Agenda 2030 Localization. Dissertação (Mestrado em Ciência Sustentável) – Linköpings Universitet, Linköping, 2019.
MACIEL, Soleiva Roque. Imprensa Hegemônica e Contra-Hegemônica e o MST. Manipulação da imprensa escrita. 2020. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_soleiva_roque.pdf. Acesso em: 11 out. 2023.
MAROCCO, Beatriz. Outra via para interrogar as práticas jornalísticas. Galáxia, São Paulo, n. 46, p. 1-17, 2021.
MORAES, Dênis de. Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia: a contribuição teórica de Gramsci. Revista Debates, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 54-77, 2010.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Repensar a Reforma. Repensar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. Educação de qualidade. Brasília, DF: Nações Unidas Brasil, 2020. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 10 jul. 2023.
PACHECO, Roberto Carlos dos Santos; CARNEIRO, Mônica Ramos. Introdução à municipalização da Agenda 2030. Florianópolis: Pandion, 2021.
ROCHA, Ivone; PAULINO, Rita. A história do Educom Rádio em São Paulo e sua conexão com os conceitos e Mario Kaplún. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 9., Curitiba, 2022. Anais […]. Curitiba: Uninter, 2022.
SANTOS, Silvia. Fazendo junto: o trabalho cooperativo na produção de conteúdos com viés educomunicativo. In: FERREIRA, Bruno de Oliveira; HASLINGER, Evelin; XAVIER, Jurema Brasil (ed.). Práticas educomunicativas. São Paulo: ABPEducom, 2019. p. 198-211.
VAZ, Ana Lucia. Jornalismo na correnteza: senso comum e autonomia na prática jornalística. Rio de Janeiro: Senac, 2013.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ivone Ananias dos Santos Rocha, Rita de Cássia Romeiro Paulino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.