O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p33-48Palavras-chave:
Uso social das mídias, Educação, YouTube, Conteúdo digital, VídeosResumo
Este artigo relata aspectos metodológicos do processo de reestruturação da plataforma YouTube Edu, a partir da análise de mais de mil novos vídeos, em uma interface entre educação e comunicação. Busca-se compreender: (1) formas de produção de conteúdo; (2) características dos sujeitos produtores; e (3) circulação e oferta de conteúdo educativo em ambiente digital. De abordagem qualiquantitativa, a técnica de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados mostram que não há um modelo único de produção de conteúdo educativo para plataformas digitais no Brasil, e seus usos seguem critérios de circulação, princípios colaborativos e formatação estabelecidos pela plataforma. Foram evidenciados progressos relacionados a aspectos de diversidade, gênero e inclusão e formação acadêmica do professor, e necessidades de avanço em questões de exclusão social e protagonismo do estudante.
Downloads
Referências
BAPTISTA, Renata. Pandemia aumenta em 91% tempo de usuário brasileiro no YouTube. Tilt UOL, Recife, 9 nov. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/11/09/pandemia-aumenta-em-91-tempo-de-usuario-brasileiro-no-youtube.htm. Acesso em: 20 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 maio 2023.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
COUTRIM, E. de C. M. Relatório parcial de pesquisa contendo análise sobre os usos, conhecimentos, percepções e expectativas dos estudantes e professores da educação básica sobre recursos educacionais em formato de vídeos. MIMEO, 2022.
DE NEGRI, Fernanda et al. Ciência e tecnologia frente à pandemia. IPEA, Brasília, DF, 27 mar. 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona. Acesso em: 1 maio 2023.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil. Brasília, DF: Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2021/apresentacao_pesquisa_covid19_censo_escolar_2021.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
JUNGES, Débora de Lima Velho; GATTI, Amanda. Estado da arte sobre o YouTube na educação. Informação em Cultura, Mossoró, v. 1, n. 2, p. 113-131, 2019. DOI: https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v1i2a8564.2019.
KAPLÚN, Mário. Una pedagogía de la comunicación. Madrid: De La Torre, 1998.
KOSLINSKI, Mariane; BARTHOLO, Tiago. Nota técnica: impactos da pandemia na educação brasileira. [S. l.]: D3E: Fundação Lemann, 2022. Disponível em: https://d3e.com.br/wp-content/uploads/nota_tecnica_2212_impactos_pandemia_educacao_brasileira.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
NIC – NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR; CGI – COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL; CETIC – CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Resumo executivo: pesquisa TIC educação 2020. São Paulo: Grappa Marketing Editorial, 2021. p. 3. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211124200731/resumo_executivo_tic_educacao_2020.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
SODRÉ, Muniz. A sociedade incivil: mídia, iliberalismo e finanças. Petrópolis: Vozes, 2021.
SOUZA, Mauro Wilton de. Comunicação e educação: entre meios e mediações. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 106, p. 9-25, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15741999000100002.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2014.
UNESCO – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Relatório anual da UNESCO no Brasil. Brasília, DF: UNESCO, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376049. Acesso em: 15 maio 2023.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Camila Escudero, Wagner Palanch, Aline Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.