Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p119-130Palavras-chave:
Simón Rodríguez, Educomunicação, Práticas tecnoculturaisResumo
Simón Rodríguez, desde o período colonial espanhol, reivindica a dialética entre educação e comunicação como fator-chave do pensamento crítico-original e condição necessária para o surgimento de novas repúblicas. Neste trabalho propomos uma leitura histórica da compreensão do mestre Rodríguez sobre a importância das tecnologias de comunicação de sua época. A recorrência de Simón Rodríguez, em seus textos, ao que é escrito, publicado e divulgado, como parte fundamental dos processos de estruturação da opinião pública e da percepção do que é público na configuração da realidade social, nos fala de sua avaliação da sociedade e da sua valoração da centralidade tecnológica comunicacional, como foi a imprensa no século XIX, época em que viveu.
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