Pensamento em audiovisual: expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p102-118Palavras-chave:
Comunicação, Educação, Ensino médio, Filosofia, TecnologiaResumo
O artigo traz como objeto de estudo a Olimpíada Filosófica, realizada desde 2011, em Curitiba. O evento é uma mostra de vídeos produzidos em sala de aula a partir de conceitos aprendidos na disciplina de Filosofia. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 12 estudantes de ensino médio que participaram da produção dos vídeos. A partir da análise de conteúdo das entrevistas, buscamos responder como os conteúdos da aula de Filosofia e os processos de aprendizagem próprios da disciplina são construídos e representados na forma de narrativa audiovisual. O objetivo geral é identificar o que representam essas narrativas: naturalização, idealização ou desconstrução do real. A categorização tem como base os conceitos de autores como o filósofo e educador Rubem Alves e o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman.
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