Pensamento em audiovisual: expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba

Autores

  • Juliana Goss Universidade Federal do Paraná
  • José Carlos Fernandes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p102-118

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Ensino médio, Filosofia, Tecnologia

Resumo

O artigo traz como objeto de estudo a Olimpíada Filosófica, realizada desde 2011, em Curitiba. O evento é uma mostra de vídeos produzidos em sala de aula a partir de conceitos aprendidos na disciplina de Filosofia. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 12 estudantes de ensino médio que participaram da produção dos vídeos. A partir da análise de conteúdo das entrevistas, buscamos responder como os conteúdos da aula de Filosofia e os processos de aprendizagem próprios da disciplina são construídos e representados na forma de narrativa audiovisual. O objetivo geral é identificar o que representam essas narrativas: naturalização, idealização ou desconstrução do real. A categorização tem como base os conceitos de autores como o filósofo e educador Rubem Alves e o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman.

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Biografia do Autor

  • Juliana Goss, Universidade Federal do Paraná

    Mestra em Comunicação e Formações Socioculturais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

  • José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná

    Doutor em Estudos Literários pela UFPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR e vice-líder do Grupo de Pesquisa Click.

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Publicado

2022-07-14

Como Citar

Goss, J., & Fernandes, J. C. (2022). Pensamento em audiovisual: expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba: . Comunicação & Educação, 27(1), 102-118. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p102-118