Pesquisa-ação no jornalismo infantil: o podcast Radinho BdF
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p30-44Palavras-chave:
Jornalismo infantil, Infância, Rádio, Podcast, Radinho BdFResumo
Produzido pelo grupo de comunicação Brasil de Fato, o Radinho BdF é um podcast semanal, de cerca 30 minutos, voltado às crianças e aos seus cuidadores. Produzido desde abril de 2020, o formato aborda um tema como reportagem principal, além de trazer brincadeiras, con-tação de histórias, músicas e receitas. Este trabalho apresenta os desdobramentos de uma pro-posta de pesquisa-ação na produção do programa: por meio de um processo de assessoria, es-tabeleceram-se debates semanais com uma das realizadoras, com propostas de novas aborda-gens e rotinas produtivas, além de medidas de auxílio na obtenção de fontes. Como resulta-dos, notou-se uma inflexão no direcionamento do programa, com a inclusão de mais vozes de crianças, ressaltando seu protagonismo na construção do podcast.
Downloads
Referências
BALDISSERA, Adelina. Pesquisa-ação: uma metodologia do “conhecer” e do “agir” coleti-vo. Sociedade em Debate, Pelotas, v. 7, n. 2, p. 5-25, 2001.
CUSTÓDIO, Michele Letícia; MACIEL, Suely. Programação radiofônica e infância: temática, estilo e forma composicional de programas informativos voltados para o público infantil. Al-terjor, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 337-356, 2020.
DEARO, Guilherme. Com quarentena, público muda consumo de músicas e podcasts. Exame, São Paulo, 8 abr. 2020. Disponível em: https://exame.com/casual/com-quarentena-publico-muda-consumo-de-musicas-e-podcasts/. Acesso em: 22 jul. 2020.
DORETTO, Juliana. “Fala connosco!”: o jornalismo infantil e a participação das crianças, em Portugal e no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2015.
DORETTO, Juliana. Jornalismo para a infância: uma proposta de definição. C-Legenda, Nite-rói, n. 30, p. 59-72, 2014.
FERNANDES, Rodrigo F. Rádio Brincadeira: os jogos sonoros e performances do corpo nos programas infantis. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público exigir. 2. ed. São Paulo: Geração, 2004.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (Ed.). TIC Kids online Brasil 2018: pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-no-brasil-tic-kids-online-brasil-2018/. Acesso em: 6 jan. 2021.
OUÇA a estreia do programa Radinho BdF para crianças e famílias. Brasil de Fato, São Pau-lo, 1 abr. 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/04/01/ouca-a-estreia-do-programa-radinho-bdf-para-criancas-e-familias-1. Acesso em: 25 jul. 2020.
RADINHO BdF faz uma viagem pelos sonhos da criançada. Brasil de Fato, São Paulo, 3 jun. 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/06/03/radinho-bdf-faz-uma-viagem-pelos-sonhos-da-criancada. Acesso em: 25 abr. 2022.
RIBEIRO, Adriana. A criança em situação de escuta – uma aproximação à audiência infantil de rádio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2016a.
RIBEIRO, Adriana. Criança ainda ouve rádio? Revista Pontocom, Rio de Janeiro, 19 out. 2016b. Disponível em: https://planetapontocom.org.br/revista/artigos/crianca-ainda-ouve-radio. Acesso em: 22 jul. 2020.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SAR-MENTO, Manuel J.; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (org.). Estudos da infância: educa-ção e práticas sociais. Petrópolis. Vozes, 2008. p. 17-39.
TRIPP, David. Pesquisa-ação. Uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.
VICENTE, Eduardo. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. In: SOARES, Rosana de Lima; SILVA, Gislene. Emergências periféricas em práticas midiáticas. São Paulo: ECA-USP, 2018. p. 88-107.
WEIGELT, Diego; RÖHSLER, Veridiana. “Dá para ouvir no celular? Eu não sei!”. O rádio e as crianças em Venâncio Aires – RS. Rádio-Leituras, Mariana, v. 9, n. 2, p. 9-28, 2018.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Juliana Doretto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.