Pistas metodológicas para poéticas híbridas: de la crítica genética, entre provocaciones (auto)etnográfica, a la cartografía

Autores/as

  • Vinícius Lírio Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i2p126-137

Palabras clave:

Autoetnografia, Etnografía, Método cartográfico, Investigación en Artes Escénicas.

Resumen

Este estudio presenta pistas de los enfoques metodológicos utilizados por el autor en sus investigaciones de maestría, de doctorado y en su actual investigación. Lo que tienen en común es el hecho de partir de procesos creativos en el teatro contemporáneo. Para ello, se articulan los principios de la crítica genética, de los enfoques etnográficos y autoetnográficos y del método cartográfico. Desde la sistematización de esta trama, se busca compartir posibles caminos, sus pistas y las articulaciones de éstos en la actual investigación del autor para mapear poéticas híbridas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Vinícius Lírio, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Artes Cênicas (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Artes Cênicas (2011) e graduado em Licenciatura em Teatro (2005) pela UFBA. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando nos cursos de Licenciatura em Teatro, Pedagogia e no Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre). Encenador e ator.

Referencias

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 12. ed. Campinas: Papirus, 2005.

CANDEIAS, M. L. A cartografia como possibilidade para uma aproximação entre produção artística, crítica e academia. Revista Moringa, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 65-79, 2016.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2000.

FORTIN, S. Contribuições da etnografia e auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Tradução Helena Mello. Cena, Porto Alegre, n. 7, p. 77-88, 2009.

LÍRIO, V. S. Da névoa ao límpido: pistas sobre o processo de pesquisa em Artes Cênicas. In: CONGRESSO DA ABRACE, 6., 2010, São Paulo. Anais… São Paulo: Abrace, 2010. Disponível em: https://goo.gl/QAVokd. Acesso em: 5 set. 2017.

______. Poéticas Híbridas: Bando de Teatro Olodum + Butô de Tadashi Endo nos entre-lugares da criação cênica. 2014. 270 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

MACEDO DE SÁ, S. M. Povos indígenas em afirmação, caminhos etnográficos aprendentes e a compreensão cultural de fenômeno aprender. In.: MACEDO, R. S. A etnopesquisa implicada: pertencimento, criação de saberes e afirmação. Brasília, DF: Liber Livro, 2012. p. 75-86.

MACHADO, M. M. O “Diário de Bordo” como ferramenta fenomenológica para o pesquisador em Artes Cênicas. Sala Preta, São Paulo, v. 2, p. 260-263, 2002.

______. Mapeie-se! E busque de modos criativos de ser e estar no mundo para relacionar-se com a artisticidade das crianças. Teatro: Criação e Construção de Conhecimento, [S.l.], v. 4, n. 5, p. 14-22, 2016. Disponível em: https://goo.gl/Q81LdS. Acesso em: 6 fev. 2017.

MATERNO, A. O olho e a névoa: considerações sobre a teoria do teatro. Sala Preta, São Paulo, n. 3, p. 31-41, 2003.

PASSOS, E.; BARROS, R. B. Pista 1: A Cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-investigação e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015. p. 17-31.

REED-DANAHAY, D. Auto/ethnography: rewriting the self and the social. Oxford: Berg, 1997.

SALLES, C. A. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3. ed. rev. São Paulo: Educ, 2008.

______. Gesto inacabado: processo de criação artística. 4. ed. São Paulo: Annablume, 2009.

VERSIANI, D. B. Autoetnografias: conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: 7letras, 2005.

Publicado

2017-12-31

Número

Sección

Desenhos de Pesquisa (Diseños de Investigación)

Cómo citar

Pistas metodológicas para poéticas híbridas: de la crítica genética, entre provocaciones (auto)etnográfica, a la cartografía. (2017). Revista ASPAs, 7(2), 126-137. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i2p126-137