Submissão
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.DOC).
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Os metadados foram preenchidos corretamente nas três línguas exigidas?
- Os documentos que possuem número DOI foram devidamente identificados?
- Estou ciente que após a aprovação meu texto passará por uma revisão de texto para a correção ortográfica e aplicação das normas da revista.
Chamada Revista Aspas 15.1 - Cultura DEF e Acessibilidade nas Artes da Cena
A Revista Aspas, publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA/USP, receberá até o dia 20 de janeiro de 2025 artigos inéditos dentro do escopo: “Cultura DEF e Acessibilidade nas Artes da Cena”.
A chamada para o dossiê almeja colocar em evidência os assuntos urgentes e reflexões acerca da prática e da pesquisa em artes da cena feitas por, com e para pessoas DEF - incluindo seus debates de nomenclaturas - em contextos artísticos e pedagógicos. Propõe-se a discussão das especificidades estéticas e poéticas das pessoas DEF, estejam dentro ou fora da cena; entendendo a deficiência fora de um modelo médico e sim por uma perspectiva cultural. Compreendemos a cultura DEF, com suas ramificações e os inúmeros trabalhos que apresentam processos artísticos que tensionam corpo, deficiência, hegemonias, gênero, sexualidades, erotismo, entre outros.
Colocamos como provocações: Como as universidades estão agindo em relação à implementação de políticas públicas que promovam o acesso de pessoas DEF? Como e quanto os ambientes acadêmicos estão preenchidos por temáticas que envolvam a acessibilidade cultural? Como artistas contemporâneos DEFs estão discutindo as camadas interseccionais em suas pesquisas e fazeres artísticos? Como artistas não-DEFs estão pensando estratégias de acessibilidade e diálogo em seu fazer artístico? As pautas acerca dos corpos DEFs são colocadas, elaboradas e discutidas por quais corpos? Como e de que modo poéticas acessíveis recebem investimento de artistas em seus processos criativos? Como seguir para a construção de práticas que evidenciem e subvertam qualquer ideia capacitista vigente dentro do campo das artes da cena?
Ressaltamos o convite a artistas, pesquisadores e pesquisadoras DEFs para que submetam seus trabalhos nesta chamada, reiterando a importância das pautas serem concebidas e conduzidas por pessoas DEFs, trazendo a perspectiva de quem experiencia essa realidade de forma direta. Este convite não exclui a participação de trabalhos escritos por corpos não-DEFs na composição dos textos.
Este dossiê tem como editores convidados: Carlos Alberto Ferreira da Silva (UFS), Cintia Alves (PPGAC/USP), João Paulo de Oliveira Lima (UFC/UFBA), Marcia Berselli (UFSM) e Rosa Adelina Sampaio Oliveira (UFBA).
E como organizadoras estão as pós-graduandas do PPGAC ECA-USP: Adriana Banana, Anna Theresa Kühl, Amanda Justamante Händel Schmitz, Marie Araújo Auip, Luiza Marcato Camargo de Sousa e Thais Ponzoni.
Artigos
Seção que recebe os artigos de pesquisadores das artes cênicas sobre o tema em pauta.
Declaração de Direito Autoral
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista aSPAs mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista aSPAs em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas "
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.