Submissions
Submission Preparation Checklist
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.DOC).
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Os metadados foram preenchidos corretamente nas três línguas exigidas?
- Os documentos que possuem número DOI foram devidamente identificados?
- Estou ciente que após a aprovação meu texto passará por uma revisão de texto para a correção ortográfica e aplicação das normas da revista.
Chamada Revista Aspas 15.1 - Cultura DEF e Acessibilidade nas Artes da Cena
A Revista Aspas, publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA/USP, receberá até o dia 20 de janeiro de 2025 artigos inéditos dentro do escopo: “Cultura DEF e Acessibilidade nas Artes da Cena”.
A chamada para o dossiê almeja colocar em evidência os assuntos urgentes e reflexões acerca da prática e da pesquisa em artes da cena feitas por, com e para pessoas DEF - incluindo seus debates de nomenclaturas - em contextos artísticos e pedagógicos. Propõe-se a discussão das especificidades estéticas e poéticas das pessoas DEF, estejam dentro ou fora da cena; entendendo a deficiência fora de um modelo médico e sim por uma perspectiva cultural. Compreendemos a cultura DEF, com suas ramificações e os inúmeros trabalhos que apresentam processos artísticos que tensionam corpo, deficiência, hegemonias, gênero, sexualidades, erotismo, entre outros.
Colocamos como provocações: Como as universidades estão agindo em relação à implementação de políticas públicas que promovam o acesso de pessoas DEF? Como e quanto os ambientes acadêmicos estão preenchidos por temáticas que envolvam a acessibilidade cultural? Como artistas contemporâneos DEFs estão discutindo as camadas interseccionais em suas pesquisas e fazeres artísticos? Como artistas não-DEFs estão pensando estratégias de acessibilidade e diálogo em seu fazer artístico? As pautas acerca dos corpos DEFs são colocadas, elaboradas e discutidas por quais corpos? Como e de que modo poéticas acessíveis recebem investimento de artistas em seus processos criativos? Como seguir para a construção de práticas que evidenciem e subvertam qualquer ideia capacitista vigente dentro do campo das artes da cena?
Ressaltamos o convite a artistas, pesquisadores e pesquisadoras DEFs para que submetam seus trabalhos nesta chamada, reiterando a importância das pautas serem concebidas e conduzidas por pessoas DEFs, trazendo a perspectiva de quem experiencia essa realidade de forma direta. Este convite não exclui a participação de trabalhos escritos por corpos não-DEFs na composição dos textos.
Este dossiê tem como editores convidados: Carlos Alberto Ferreira da Silva (UFS), Cintia Alves (PPGAC/USP), João Paulo de Oliveira Lima (UFC/UFBA), Marcia Berselli (UFSM) e Rosa Adelina Sampaio Oliveira (UFBA).
E como organizadoras estão as pós-graduandas do PPGAC ECA-USP: Adriana Banana, Anna Theresa Kühl, Amanda Justamante Händel Schmitz, Marie Araújo Auip, Luiza Marcato Camargo de Sousa e Thais Ponzoni.
Artigos (Articles)
Section that receives the articles from Scenic Arts researchers about the theme under discussion.
Copyright Notice
Whenever publishing material referring to the article published in the aSPAs Journal, the authors commits to mentioning such publication as follows:
“This article was originally published by aSPAs Journal volume (insert the volume), number (insert the number) in the year (insert the year) and can be accessed in: http://revistas.usp.br/aspas"
Privacy Statement
The data will be secured and stored, and the integrity, the authenticity