Videoclipe: da canção popular à imagem-música
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51116Palavras-chave:
Videoclipe, canção popular, devires audiovisuais, imagem-música.Resumo
O presente artigo aborda duas temáticas do videoclipe: uma delas é sua recente autonomização dos modelos de produção e distribuição da indústria fonográfica, causados pela expansão da produção videográfica para a internet. A outra temática trata dos seus devires audiovisuais, aquilo que está congelado na matéria como potência, podendo ou não se atualizar em novos videoclipes, especializando, assim, sua linguagem. Entender a autonomização só é possível compreendendo esses devires, e, para isso, tomamos como referencial teórico pensadores que trataram de temas como tempo, percepção e memória, e os que trataram de audiovisual e música em sua perspectiva técnica, estética e filosófica. Também trata de esclarecer alguns aspectos da canção popular e da história do videoclipe, e de como imagem e música nele se articulam.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.